Ação garante merenda mesmo nas férias a pais e alunos da rede pública
Pelo quarto ano consecutivo, “Férias Sem Fome” ocorre em três unidades escolares de Rio Brilhante
Alunos da rede municipal de ensino, pais e responsáveis estão recebendo alimentação mesmo durante as férias nas unidades de educação de Rio Brilhante, cidade a 161 km de Campo Grande.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A cidade de Rio Brilhante, Mato Grosso do Sul, implementa o programa "Férias Sem Fome", garantindo alimentação diária a cerca de 340 alunos da rede municipal e seus responsáveis durante as férias escolares de janeiro. O programa, oficializado por lei municipal, é coordenado pela Secretaria de Educação e oferece refeições preparadas por merendeiras em três unidades escolares. O prefeito Lucas Foroni destaca a importância da iniciativa para a segurança alimentar das crianças e famílias, e o programa se alinha com os avanços no IDEB registrados nas escolas municipais em 2023.
A ação “Férias Sem Fome” é coordenada pela Secretaria Municipal de Educação, começou em janeiro de 2022 como “Merenda nas Férias” e depois foi oficializada através de lei municipal, aprovada e sancionada em novembro do mesmo ano.
Compromisso que vai além das aulas, segundo o prefeito Lucas Foroni (MDB), a merenda no período de recesso é fundamental para garantir e desenvolvimento na segurança alimentar das crianças.
O cardápio foi elaborado por nutricionistas da Secretaria de Educação e preparado pelas merendeiras de três unidades escolares. A alimentação começou a ser servida segunda-feira (20) e segue até o dia 31 de janeiro, sempre a partir das 10h30.
De acordo com a prefeitura, com base nos anos anteriores, são servidas, em média, 340 refeições por dia, sendo 150 no CEM (Centro de Educação Municipal) Criança Esperança I, 70 no CEM Criança Esperança VI e 120 refeições no CEM Criança Esperança III, no distrito de Prudêncio Thomaz.
Conforme a Secretaria de Educação, as refeições ficam disponíveis a todos os alunos matriculados nas escolas municipais e também seus pais e responsáveis, em caso de necessidade.
“Às vezes as pessoas não têm noção, na bolha que elas vivem, da importância de oferecer alimentação mesmo nas férias, para as crianças, para as famílias, para quem precisar. O dia que a fome estiver de fato erradicada, aí sim vamos começar a evoluir e prosperar”, disse Lucas Foroni. Ele visitou os locais onde os alimentos são produzidos e almoçou com estudantes e adultos.
O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) divulgado no ano passado mostrou que escolas municipais de Rio Brilhante tiveram avanços em 2023 em relação aos índices obtidos em 2021. Para os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), o Ideb passou de 5,1 para 5,5. No caso dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), manteve-se em 4,5 no período.
Centro Criança Esperança II apresentou melhor desempenho, assim como já havia acontecido em 2021. Nos dados referentes a 2023, a escola obteve o 1º lugar tanto nos anos iniciais quanto nos anos finais do ensino fundamental.
Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.