Câmara fará debate sobre uso de bicicletas e malha cicloviária na Capital
Evento acontece nesta segunda-feira (20), no plenário Oliva Enciso, localizado na Avenida Ricardo Brandão

A Câmara Municipal de Campo Grande realiza nesta segunda-feira (20), às 8h, uma Audiência Pública sobre Ciclismo Urbano. O encontro tem como objetivo discutir ciclofaixas, segurança, acessibilidade e políticas de incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte.
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A Câmara Municipal de Campo Grande realizará uma Audiência Pública sobre Ciclismo Urbano nesta segunda-feira, dia 20, às 8h. O evento, proposto pelo vereador Herculano Borges, visa discutir ciclofaixas, segurança, acessibilidade e políticas de incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte. A malha cicloviária da capital sul-mato-grossense cresceu de 24 km em 2005 para 110 km em 2024. Apesar da expansão, o Plano Diretor de Mobilidade Urbana, em revisão desde 2023, indica necessidade de melhorias na interligação dos trechos, manutenção e integração com terminais de ônibus.
A proposta é do vereador Herculano Borges (Republicanos), integrante da Comissão Permanente de Transporte e Trânsito, que também conta com os vereadores Dr. Lívio (União Brasil), presidente da comissão, Silvio Pitu (PSDB), vice-presidente, Beto Avelar (PP) e Ana Portela (PL).
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O debate reunirá representantes do poder público, ciclistas, entidades de classe, especialistas e a população em geral. “A bicicleta é um símbolo de saúde, economia e qualidade de vida. Precisamos pensar em políticas públicas que garantam segurança e infraestrutura para quem pedala, favorecendo um trânsito mais humano e uma cidade mais sustentável”, destacou Herculano Borges.
A audiência será aberta ao público e acontecerá no plenário Oliva Enciso, na Avenida Ricardo Brandão, 1600. O evento também será transmitido pela TV Câmara (canal 7.3) e pelo YouTube da Casa de Leis, que pode ser acessado neste link.
Conforme já noticiado pelo Campo Grande News, a malha cicloviária de Campo Grande vem sendo implantada há quase duas décadas. Em 2005, a cidade contava com 24 km de ciclovias, número que subiu para 86 km em 2012 e chegou a 110 km em 2024, segundo dados da prefeitura.
Apesar dos avanços, o Plano Diretor de Mobilidade Urbana, em revisão desde 2023, prevê uma malha cicloviária interligada, com travessias seguras, bicicletários e integração com terminais de ônibus. Na prática, muitos trechos permanecem isolados e sem manutenção adequada.
Instituído em 2015, o Plano de Mobilidade estimulou o interesse por uma rede cicloviária integrada, mas desde então a cidade avançou apenas cerca de 24 km de ciclovias. A última obra entregue foi a conclusão de 1,2 km na Avenida Gury Marques, ligando a Avenida dos Cafezais à Rua Buenópolis, acesso a diversos bairros da cidade.
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