Ação policial contra alimento impróprio apreende seis toneladas em MS
A Polícia Civil apreendeu seis toneladas de alimentos impróprios para o consumo durante uma ação feita em conjunto com outros orgãos de fiscalização em açougues e supermercados de Miranda, Ladário e Corumbá - cidades localizadas respectivamente a 201 e 219 km de Campo Grande.
Durante as vistorias, feitas na semana passada, entre os dias 6 e 10, as equipes recolheram e posteriormente destruíram seis toneladas de mercadorias de origem animal, vegetal e perecíveis em geral que apresentavam irregularidades..
- Leia Também
- Operação Carne Fraca pode levar pecuária à maior crise da história
- Operação da PF mira frigoríficos e descobre "maquiagem" em carne podre
Entre os problemas constatados, estão armazenamento inadequado, temperatura em desconformidade com as normas sanitárias, ausência de registro de inspeção sanitária, abate clandestino, dentre outras infrações.
O trabalho foi realizado pela Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo) em parceria com o Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Mapa (Ministério da Agricultura e Abastecimento), e Vigilância Sanitária do Estado e dos municípios.
O objetivo da ação foi a prevenção e repressão à comercialização de produtos impróprios para o consumo ou em desacordo com a legislação sanitária. Segundo a Polícia Civil, outras ações conjuntas serão desenvolvidas no decorrer do ano.
As vistorias coincidiram de acontecer pouco antes de ser deflagrada a Operação Carne Fraca, da PF (Polícia Federal), e que apura irregularidades em carnes que foram certificadas para o consumo, mesmo não estando aptas para tal, devido a esquema de fraudes entre empresas e órgãos públicos. A ação federal e no Estado não possuem relação.