Bombeiros chegam ao Pantanal para reforçar combate a incêndio
Oito bombeiros foram enviados para prevenir o surgimento de novos focos na região do Forte Coimbra
Mesmo com a situação controlada, uma nova equipe, composta por oito bombeiros, foi enviada neste domingo (9) para ajudar a extinguir completamente as chamas e focos do incêndio florestal iniciados na noite de sexta-feira (7), na região de Corumbá, a 419 km da Capital.
De acordo com o tenente do 3º Grupamento de Bombeiros Militar de Corumbá, Silvanei Coelho, a força tarefa continua neste domingo para prevenir o surgimento de novos focos. “Depois ainda permanecemos no local por 48h monitorando, para garantir que não ocorram novos focos”.
O alerta de fumaça no Pantanal foi emitido pelos satélites do Centro de Proteção Ambiental de Mato Grosso do Sul na noite desta sexta-feira (7), que logo acionou equipes do Corpo de Bombeiros.
O foco foi detectado por volta das 20h e após 30 minutos, o incêndio florestal foi confirmado na região do Forte Coimbra, próximo a tríplice fronteira, divisa entre Brasil, Paraguai e Bolívia.
Combate às chamas - Devido à localização de difícil acesso, o tenente Silvanei explicou que as equipes enfrentaram desafios para chegar ao local. "É necessário sair de Corumbá até a região de Porto Morrinho, em uma viagem de 1 hora, e em seguida pegar uma embarcação com mais duas horas de navegação pelo Rio Paraguai até chegar ao incêndio."
Por esse motivo, os primeiros bombeiros enviados começaram a combater as chamas às 4h30 deste sábado. As imagens mostram que o fogo na vegetação rasteira tem diminuído de tamanho desde então, agora alcançando uma linha de 5 km.
Além dos três bombeiros, militares do Exército Brasileiro também prestaram apoio direto ao combate, utilizando abafadores e bombas de água.