Consórcio ganha mais cinco meses para concluir duplicação da Guaicurus
Em março, Reinaldo Azambuja deu prazo de 60 dias para empresas concluírem obra em Dourados, mas serviço avançou pouco e contrato foi prorrogado até outubro deste ano

O contrato entre o governo do Estado e o consórcio que venceu a licitação para a duplicação da Avenida Guaicurus, em Dourados, não será mais cancelado se a obra não fosse concluída até junho. Mesmo com o ultimato feito em março pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) – para que a obra tivesse mais qualidade e fosse concluída em 60 dias – a duplicação continua a passos lentos, mas agora as duas empresas que formam o consórcio ([Guizard Junior e J Gabriel) têm até outubro deste ano para terminar o serviço.
Iniciada pelo governo do Estado em setembro de 2013, com previsão de investimento de R$ 30 milhões, a duplicação deveria ser concluída em dezembro do ano passado, mas houve constantes atrasos, muitos atribuídos aos longos períodos de chuva.
- Leia Também
- Reinaldo critica empresas que fazem duplicação e pode suspender contratos
- Após ameaça de paralisação, duplicação da Avenida Guaicurus será concluída
Palco de dezenas de acidentes com morte ao longo dos anos, a Guaicurus serve de acesso ao quartel do Exército, a empresas e propriedades rurais e ao distrito de Itahum. A duplicação foi a solução encontrada pelo governo para garantir mais segurança às pessoas que utilizam a via, mas a obra há quase seis meses.
Em março, ao participar de uma solenidade militar na 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Reinaldo Azambuja disse que o consórcio vencedor da licitação tinha sido notificado para melhorar a qualidade da obra e para concluir o serviço dentro de 60 dias. Entretanto, quem passa pela rodovia hoje percebe que a obra está longe de ser concluída. Ainda faltam trechos a serem duplicados, faltam rotatórias, pontos de ônibus e iluminação.
Naquele dia, o governador criticou a forma como a obra foi iniciada. “As empresas abriram a obra toda. Nunca se faz uma obra de engenharia como foi feita essa daqui. Mexeram na obra inteira e não concluiu nada. Isso é um erro. Teria que fazer por etapas. Embora não tenha ficado recurso em caixa, nosso governo priorizou a conclusão da duplicação dentro do pacote de obras inacabadas que vamos concluir em 2015”.
Mais prazo – Nesta terça-feira, a assessoria de comunicação do governo informou ao Campo Grande News que o contrato foi prorrogado até 19 de outubro deste ano, a pedido do consórcio, devido à variação de valores do asfalto. “O governo entendeu que seria viável atender o pedido”, afirma a assessoria.
Ainda de acordo com a assessoria, a duplicação, acostamento e sinalização da Guaicurus está, segundo a Secretaria de Infraestrutura, “dentro da normalidade e vai ser concluída dentro desta prorrogação”.
O presidente da Comissão Pró-Guaicurus, Franz Mendes, disse que na semana passada um assessor do secretário estadual de Infraestrutura, Ednei Marcelo Miglioli, veio a Dourados para uma visita técnica à obra.
Em ritmo lento – “Ele anotou alguns pontos que precisam de reparos na parte de drenagem e sinalização. Quanto ao andamento, disse que está evoluindo principalmente no trecho de uma das empresas. Entretanto, o outro trecho, mais próximo da área urbana, não está no mesmo ritmo”, afirmou Franz Mendes.
A duplicação está sendo feita em trecho de 12 km, com a instalação de cinco rotatórias de acesso e cinco retornos, ciclovia, 24 pontos de ônibus e dez redutores de velocidade para travessia de pedestres. A avenida também recebe iluminação do perímetro urbano até a Cidade Universitária.