Dourados tem temporal com vento de 43 km por hora e chuva intensa
Árvore caiu no centro e moradores relatam fios arrebentados e casas destelhadas
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Temporal com ventos de 43 km/h atingiu Dourados nesta sexta-feira (12), derrubando árvores e causando estragos na cidade. A temperatura caiu de 31,7 para 20 graus, com registro de 16 milímetros de chuva em apenas 11 minutos, segundo dados da Embrapa Agropecuária Oeste. O fenômeno, causado por uma área de baixa pressão no Paraguai, afetou toda a região sul de Mato Grosso do Sul. Em Paranhos, a 462 km da Capital, as chuvas superaram 114 milímetros, provocando o transbordamento do Rio Iguatemi e a destruição de uma ponte no Assentamento Vicente de Paula.
Chuva rápida, mas intensa, atingiu Dourados na tarde desta sexta-feira (12). A cidade a 251 km de Campo Grande está na área de alerta vermelho, com risco de tempestades severas, queda de granizo e rajadas de vento, emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
- Leia Também
- Temporal derruba ponte e alaga rodovia após 9h de chuva em Paranhos
- Região sul de MS tem chuva em dia de alerta vermelho com risco de temporal
O Guia Clima, da Embrapa Agropecuária Oeste, registrou vento de 43,2 km por hora às 14h16, considerado muito forte na escala de Beaufort (veja o vídeo acima). A estação meteorológica da empresa, instalada na margem da BR-163, na saída para Caarapó, registrou 16 milímetros de chuva em 11 minutos. A temperatura caiu de 31,7 graus no início da tarde para 20 graus.
A Defesa Civil ainda não divulgou detalhes sobre estragos, mas há confirmação da queda de uma árvore no cruzamento da Avenida Joaquim Teixeira Alves com a Rua Barão do Rio Branco, no Jardim Clímax, região oeste da cidade. Os galhos derrubaram parte do muro e atingiram um carro.
Desde o início do ano, a prefeitura vem fazendo a retirada de árvores da área central que foram condenadas por avaliação técnica do Imam (Instituto Municipal de Meio Ambiente). A medida já apresentou resultados com redução do número de quedas durante temporais.
O Corpo de Bombeiros informou que não recebeu nenhum chamado, mas moradores relatam fios caídos nas ruas, queda de energia e destelhamento de casas no BNH 4º Plano. A Defesa Civil segue para o local.
Segundo o portal Climatempo, o cenário desta sexta-feira na região sul de Mato Grosso do Sul é provocado por uma área de baixa pressão no Paraguai e pelo fluxo de ventos. A chuva esperada para os próximos três pode superar a média registrada em todo o mês de dezembro.
Em Paranhos, a 462 km da Capital, o volume de chuva superou 114 milímetros até o meio-dia. O Rio Iguatemi alagou e inundou a MS-295. O volume de água derrubou a ponte no Assentamento Vicente de Paula.
Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


