Homem que destruiu UPA urina em cadeira durante audiência de custódia
Juiz disse que ato denota saúde mental desorganizada e determinou avaliação psiquiátrica
O paciente que na manhã de terça-feira (16) destruiu a ala verde da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Dourados, furtou uma cadeira de rodas e agrediu uma mulher na rua, urinou durante a audiência de custódia, na tarde de ontem, no Fórum da cidade.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Algemado a pedido dos policiais que faziam a escolta, Deyvid Almeida de Moraes, 38, foi levado à presença do juiz Ricardo da Mata Reis para o ato formal de validação da prisão em flagrante e chegou a urinar na cadeira que ocupava durante o procedimento. Em despacho, o magistrado afirmou que o acusado não compreendeu o ato processual, demonstrando possível quadro de saúde mental desorganizada.
- Leia Também
- Paciente que destruiu UPA feriu mulher ao atingi-la com cadeira de rodas
- Paciente psiquiátrico ameaça funcionários e destrói ala verde de UPA
“Tal desorganização mental é corroborada pelas circunstâncias dos crimes, que envolvem aparente ausência de motivação para a depredação do patrimônio público, o furto de uma cadeira de rodas e seu subsequente arremesso contra um transeunte qualquer, com quem o autuado aparentemente nunca teve contato”, afirmou o juiz.
Durante o procedimento, o magistrado da Vara de Garantias homologou o flagrante feito pela Polícia Civil e decretou a prisão preventiva de Deyvid. Entretanto, determinou que ele fosse submetido a exames psiquiátricos para saber se há suspeita de transtornos mentais ou de dependência química; para indicar a autonomia mental do paciente e qual tratamento é indicado.
“Não há elementos técnicos suficientes que indiquem a necessidade de encaminhamento imediato à RAPS (Rede de Atenção Psicossocial), nem foi formulado, até o momento, pedido para instauração de incidente de insanidade mental. Diante desse cenário, reputo ser adequada a decretação da prisão preventiva, sem prejuízo de eventual reavaliação após manifestação da equipe multidisciplinar, especialmente considerando a concreta periculosidade, habitualidade delitiva e risco de reiteração, afastando-se a substituição por medidas cautelares diversas”, afirmou Ricardo da Mata Reis.
O juiz deu prazo de cinco dias para a Defensoria Pública informar se pretende instaurar “incidente de insanidade mental”. Por fim, mandou encaminhar cópias dos autos à Polícia Civil, à PED (Penitenciária Estadual de Dourados) e ao Centro de Atenção Psicossocial que atende pessoas com transtornos mentais graves.
O caso – A Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados), que administra o Hospital da Vida e a UPA, informou que o paciente deu entrada na unidade por volta de 2h de segunda-feira, encaminhado pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
“O paciente apresentava comportamento agressivo, agitado e confuso, além de estar desacompanhado. Chegou à unidade já medicado, em estado sonolento. Após passar por avaliação médica, evadiu-se do local às 5h, retornando às 5h40, agressivo, causando danos à estrutura física e equipamentos do setor da área verde”, informou a fundação.
Em surto, o homem destruiu computadores, jogou uma impressora no chão, derrubou mesas, lixeiras e macas. Com medo, os profissionais de saúde se trancaram no banheiro. Ao deixar a UPA, Deyvid furtou uma cadeira de rodas (veja o vídeo abaixo).
Já na BR-163, ele arremessou a cadeira de rodas em uma mulher de 47 anos que seguia para o trabalho numa bicicleta elétrica. Ela caiu e sofreu lesão no joelho esquerdo. Detido por moradores, o homem foi entregue à Guarda Municipal e levado para a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), onde foi autuado em flagrante por dano qualificado, furto e lesão corporal. Ele se manteve em silêncio durante o procedimento.
A Funsaud informou que o mesmo paciente já havia sido atendido na UPA no domingo (14), levado pelo irmão, em decorrência de crise convulsiva. Na ocasião, foi avaliado pela equipe médica, medicado e liberado na segunda-feira.
Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.