ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 30º

Interior

Homem que destruiu UPA urina em cadeira durante audiência de custódia

Juiz disse que ato denota saúde mental desorganizada e determinou avaliação psiquiátrica

Por Helio de Freitas, de Dourados | 18/09/2025 10:40
Homem que destruiu UPA urina em cadeira durante audiência de custódia
Homem preso por destruir ala verde da UPA e agredir mulher com cadeira de rodas (Foto: Divulgação)

O paciente que na manhã de terça-feira (16) destruiu a ala verde da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Dourados, furtou uma cadeira de rodas e agrediu uma mulher na rua, urinou durante a audiência de custódia, na tarde de ontem, no Fórum da cidade.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Homem preso por depredar UPA e agredir mulher urina em audiência de custódia. Deyvid Almeida de Moraes, 38, destruiu parte da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Dourados (MS), furtou uma cadeira de rodas e a arremessou contra uma mulher. O ato ocorreu na terça-feira (16).Na audiência de custódia, Moraes urinou na cadeira e demonstrou, segundo o juiz, possível quadro de saúde mental desorganizada. A prisão preventiva foi decretada e exames psiquiátricos foram solicitados para avaliar a condição mental do acusado. O magistrado deu prazo de cinco dias para a Defensoria Pública informar se pretende instaurar “incidente de insanidade mental”. Moraes já havia dado entrada na UPA no domingo (14), após uma crise convulsiva.

Algemado a pedido dos policiais que faziam a escolta, Deyvid Almeida de Moraes, 38, foi levado à presença do juiz Ricardo da Mata Reis para o ato formal de validação da prisão em flagrante e chegou a urinar na cadeira que ocupava durante o procedimento. Em despacho, o magistrado afirmou que o acusado não compreendeu o ato processual, demonstrando possível quadro de saúde mental desorganizada.

“Tal desorganização mental é corroborada pelas circunstâncias dos crimes, que envolvem aparente ausência de motivação para a depredação do patrimônio público, o furto de uma cadeira de rodas e seu subsequente arremesso contra um transeunte qualquer, com quem o autuado aparentemente nunca teve contato”, afirmou o juiz.

Durante o procedimento, o magistrado da Vara de Garantias homologou o flagrante feito pela Polícia Civil e decretou a prisão preventiva de Deyvid. Entretanto, determinou que ele fosse submetido a exames psiquiátricos para saber se há suspeita de transtornos mentais ou de dependência química; para indicar a autonomia mental do paciente e qual tratamento é indicado.

“Não há elementos técnicos suficientes que indiquem a necessidade de encaminhamento imediato à RAPS (Rede de Atenção Psicossocial), nem foi formulado, até o momento, pedido para instauração de incidente de insanidade mental. Diante desse cenário, reputo ser adequada a decretação da prisão preventiva, sem prejuízo de eventual reavaliação após manifestação da equipe multidisciplinar, especialmente considerando a concreta periculosidade, habitualidade delitiva e risco de reiteração, afastando-se a substituição por medidas cautelares diversas”, afirmou Ricardo da Mata Reis.

O juiz deu prazo de cinco dias para a Defensoria Pública informar se pretende instaurar “incidente de insanidade mental”. Por fim, mandou encaminhar cópias dos autos à Polícia Civil, à PED (Penitenciária Estadual de Dourados) e ao Centro de Atenção Psicossocial que atende pessoas com transtornos mentais graves.

Homem que destruiu UPA urina em cadeira durante audiência de custódia
Bagunça causada por paciente na UPA de Dourados (Foto: Leandro Holsbach)

O caso – A Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados), que administra o Hospital da Vida e a UPA, informou que o paciente deu entrada na unidade por volta de 2h de segunda-feira, encaminhado pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

“O paciente apresentava comportamento agressivo, agitado e confuso, além de estar desacompanhado. Chegou à unidade já medicado, em estado sonolento. Após passar por avaliação médica, evadiu-se do local às 5h, retornando às 5h40, agressivo, causando danos à estrutura física e equipamentos do setor da área verde”, informou a fundação.

Em surto, o homem destruiu computadores, jogou uma impressora no chão, derrubou mesas, lixeiras e macas. Com medo, os profissionais de saúde se trancaram no banheiro. Ao deixar a UPA, Deyvid furtou uma cadeira de rodas (veja o vídeo abaixo).

Já na BR-163, ele arremessou a cadeira de rodas em uma mulher de 47 anos que seguia para o trabalho numa bicicleta elétrica. Ela caiu e sofreu lesão no joelho esquerdo. Detido por moradores, o homem foi entregue à Guarda Municipal e levado para a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), onde foi autuado em flagrante por dano qualificado, furto e lesão corporal. Ele se manteve em silêncio durante o procedimento.

A Funsaud informou que o mesmo paciente já havia sido atendido na UPA no domingo (14), levado pelo irmão, em decorrência de crise convulsiva. Na ocasião, foi avaliado pela equipe médica, medicado e liberado na segunda-feira.

Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.