ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Instituto Homem Pantaneiro é invadido e amarga prejuízo de R$ 35 mil

Foram levados notebooks, câmeras fotográficas e outros equipamentos utilizados em pesquisas científicas

Por Mylena Fraiha | 18/03/2024 16:09

Na tarde de ontem (17), a sede do IHP (Instituto Homem Pantaneiro), localizada na área portuária de Corumbá, a 428 km da Capital, foi alvo de furto que resultou em um prejuízo estimado em pelo menos R$ 35 mil. Imagens da câmera de segurança flagraram o momento em que um indivíduo leva diversos equipamentos eletrônicos, utilizados em pesquisas, com uma mochila vermelha.

No vídeo, é possível ver o criminoso dentro das instalações do instituto, revirando gavetas de mesas e armários. Ele permaneceu no local por aproximadamente 40 minutos, tempo suficiente para furtar diversos materiais de trabalho e pesquisa do IHP.

Entre os itens levados estão três notebooks I7, uma câmera Canon Rebel com lente 75-300 mm, outra câmera Canon Rebel com lente 18-55 mm, além de diversas outras lentes e equipamentos eletrônicos, como tablets e drones.

O IHP informou que tanto sua sede em Corumbá, localizada na Ladeira José Bonifácio, no Porto Geral, quanto o prédio do Memorial Homem Pantaneiro foram alvo da invasão. Todos os materiais furtados são utilizados nas atividades dos programas Cabeceiras do Pantanal e Felinos Pantaneiros, o que pode prejudicar o andamento das pesquisas.

"São equipamentos que foram obtidos a partir de doações de diferentes parceiros e teremos que nos mobilizar para voltar a equipar os pesquisadores. O que foi levado tem rastreamento e as autoridades já foram acionadas, por isso temos expectativa de conseguir recuperar algo", disse Betina Kellermann, secretária executiva do IHP.

As autoridades competentes já foram notificadas sobre o ocorrido, e alguns dos equipamentos furtados possuem dispositivos de rastreamento. O boletim de ocorrência foi registrado na 1ª Delegacia de Polícia Civil de Corumbá, classificando o incidente como furto qualificado com abuso de confiança ou mediante fraude ou escalada e destreza.

O IHP solicita à comunidade que qualquer informação relevante seja comunicada através dos números 190 ou (67) 3234-7111.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias