Ladário completa 240 anos, mas desfile cívico é só no dia 7
Evento que ocorreria na tarde de domingo foi transferido para o dia 7 em razão do mau tempo
Ladário, uma das cidades mais históricas de Mato Grosso do Sul, completou 240 anos no domingo (2). O município preparou uma série de eventos para comemorar o aniversário, com destaque para o Desfile Cívico. O Desfile, no entanto, foi transferido para o dia 7 de setembro, às partir das 8h. O motivo é o mau tempo que atingiu o Estado desde ontem.
A cidade, ainda assim, preparou uma série de comemorações para a semana da pátria. O motivo é a proximidade com o Dia da Independência, na próxima sexta-feira (7). As festividades começaram no sábado (1), com hasteamento da bandeira na Praça 2 de Setembro.
Todos os dias, das 8h às 17h, ocorre o hasteamento dos pavilhões na Praça 2 de Setembro. Das 13h às 16h, o cinema da Fundação de Cultura exibe o curta-metragem “O Trem Fantasma e a Viola de Cocho”. Às 19h ocorre a Feira da URE (União Regional Espírita). Na terça-feira (4), às 19h, a fanfarra se apresenta na Praça 2 de setembro.
Na quarta-feira (5), das 13h às 16h, acontece a exposição de telas da artista ladarense Célia de Souza na Fundação de Cultura. Na quinta-feira (6), das 8h30 às 10h30, a administração realiza uma ação de conscientização ambiental na Praça do Coreto, com exposição de animais empalhados e palestra da PMA (Polícia Militar Ambiental).
Na mesma ocasião a Prefeitura também entrega mudas de árvores. A mesma ação se repete das 14h às 16h30. Às 19 acontece o Evangeliza Show. Na sexta-feira, à 08h15, ocorre o desfile e das 13h às 16h, o Dia da Diversidade e Jogo da Diversidade na Praça de Esporte da Cohab. No sábado (8), acontece a Festa do Peixe, das 11h às 16h.
Ladário – A cidade a 419 km da Capital foi fundada em 2 de setembro de 1778 pelo sertanista João Leme do Prado, e ganhou a sua emancipação político-administrativa durante o Governo de Fernando Correa da Costa em 1953, quando virou município.
A instalação da cidade ocorreu no dia 17 de março de 1954 e a posse do primeiro prefeito no dia 3 de outubro de 1954. Um dos grandes parceiros do município é a Marinha, também um dos cartões postais, o Pórtico da Base Naval. A construção de 1873, réplica do Arco do Triunfo. Em frente ao Pórtico é realizada o ritual militar da Troca de Guarda da Fortaleza Naval de Ladário.