ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, SÁBADO  13    CAMPO GRANDE 30º

Interior

Mutirão vai atender população ribeirinha do Rio Paraguai

Ação leva serviços previdenciários e da Justiça Federal a comunidades isoladas entre Corumbá e a Bolívia

Por Inara Silva | 13/09/2025 18:40
Mutirão vai atender população ribeirinha do Rio Paraguai
Equipe do mutirão itinerante reunida em Ladário, no Pantanal. (Foto: Divulgação/Marinha)

A partir desta segunda-feira (15), ribeirinhos que moram às margens do Rio Paraguai, em Corumbá, na fronteira com a Bolívia, vão receber serviços da Justiça Federal e do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Justiça Federal e o INSS iniciam nesta segunda-feira (15) um mutirão de atendimento aos ribeirinhos que vivem às margens do Rio Paraguai, em Corumbá, na fronteira com a Bolívia. A iniciativa pretende orientar aproximadamente 300 segurados rurais sobre benefícios previdenciários e direitos. Em sua décima edição, o projeto Justiça Federal Itinerante percorrerá a rota Tramo Norte até o dia 19, com paradas em Barra de São Lourenço, Paraguai Mirim e Jatobazinho. Desde 2021, mais de 18 mil atendimentos foram realizados em diversas comunidades da região.

A expectativa é orientar cerca de 300 segurados rurais sobre benefícios previdenciários e outros direitos.

Em sua 10ª edição, a Justiça Federal Itinerante busca atender moradores de áreas de difícil acesso, incluindo populações de assentamentos e aldeias indígenas.

As atividades vão começar na Barra de São Lourenço, entre Mato Grosso e a Bolívia, e seguem até o dia 19. A rota, conhecida como Tramo Norte, inclui paradas nas regiões pantaneiras Paraguai Mirim (16 e 17) e Jatobazinho (18 e 19), com apoio logístico da Marinha do Brasil.

Coordenadora do projeto, a juíza federal Monique Marquioli afirma que mais de 18 mil atendimentos foram realizados desde 2021, com prestação de serviços em Corumbá, Coxim, Porto Murtinho, Dourados, Aquidauana e comunidades ao longo do Rio Paraguai.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.