Posto de saúde é arrombado e prefeitura perde 471 doses de vacinas
Vândalos desligaram a geladeira de unidade de Saúde em São Gabriel do Oeste
A ação de vândalos na noite de ontem (dia 28) resultou na perda de 471 doses de vacinas em São Gabriel do Oeste por falta de refrigeração. Os invasores desligaram a geladeira da Unidade de Saúde X, do Primo Maffissoni.
Segundo a coordenadora de planejamento da secretaria de Saúde, Clarice Maria Scariot, o posto foi arrombado por volta das 22h30, quando houve o disparo do alarme. No local, foi verificado o furto de celular, aparelho de pressão e glicosímetro (aparelho que monitora glicose). A empresa responsável pela segurança da unidade acionou a Polícia Militar.
“Foram mais de 470 doses de vacinas irrecuperavelmente perdidas, pois desligaram o refrigerador que mantinha as doses na temperatura ideal. Essa ação prejudica não apenas a unidade pela perda de materiais, mas toda nossa comunidade; são crianças, adultos, idosos que poderão ficar sem essas vacinas, que são imprescindíveis para proteção da saúde, por causa da ação de um ou mais vândalos”, afirmou a secretária de Saúde, Francine Gnoatto Basso.
As vacinas que foram invalidadas são contra hepatite B (40 doses), pentavalente (20 doses), rotavírus (22 doses), pnemo-10 (contra pneumonia – 15 doses), Pneumo-23 (5 doses), meningocócica-C (19 doses), hepatite A (13 doses), paralisia infantil (70 doses), DTP (10 doses), Dupla Adulta (10 doses), tríplice viral (100 doses), febre amarela (35 doses), DTPA – difteria, tétano e pertussis (7 doses), varicela (10 doses), DTPA infantil (1 dose), HPV (25 doses), meningo ACWY (19 doses) e H1N1 (50 doses).
De acordo com a prefeitura de São Gabriel do Oeste, no último domingo (dia 23), também houve arrombamento do Casa (Centro de Ações Socioassistenciais), quando houve o registro de furto de um celular.