ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, SÁBADO  18    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Receita Federal inaugura ponto para atender 8,5 mil indígenas em Caarapó

Com atendimento bilíngue, posto atende moradores da Aldeia Tey-Kuê e é o segundo em Mato Grosso do Sul

Por Ana Paula Chuva | 17/10/2025 13:29
Receita Federal inaugura ponto para atender 8,5 mil indígenas em Caarapó
Inauguração aconteceu na quinta-feira e este é o 2º PAV indígena do estado (Foto: Divulgação | Receita Federal)

A Receita Federal inaugurou, na quinta-feira (16), o terceiro PAV (Ponto de Atendimento Virtual) indígena do país, instalado na Aldeia Tey-Kuê, em Caarapó, a 270 quilômetros de Campo Grande. O novo serviço vai beneficiar cerca de 8,5 mil indígenas guarani-kaiowá, que passam a ter acesso aos serviços do órgão sem precisar sair da comunidade.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Receita Federal inaugurou o terceiro Ponto de Atendimento Virtual (PAV) indígena do país na Aldeia Tey-Kuê, em Caarapó, Mato Grosso do Sul. O serviço beneficiará 8,5 mil indígenas guarani-kaiowá, oferecendo atendimento bilíngue em português e guarani.A unidade será gerida por Grazieli de Almeida Fernandes, indígena local de 27 anos, formada em fisioterapia. O estado agora concentra dois dos três PAVs indígenas do Brasil, sendo o outro localizado na Aldeia Amambai-Guapoy, e o terceiro na comunidade Waimiri-Atroari, em Roraima.

Com o novo posto, Mato Grosso do Sul passa a concentrar dois dos três PAVs indígenas do Brasil. O primeiro funciona na Aldeia Amambai-Guapoy, em Amambai, a 351 km da Capital. O terceiro está localizado na comunidade Waimiri-Atroari, em Roraima.

O ponto de Caarapó vai oferecer atendimento em português e guarani. A responsável será Grazieli de Almeida Fernandes, 27 anos, indígena da própria aldeia, formada em fisioterapia e servidora concursada do município. Ela atua com o Cadastro Único e passará por treinamento na Delegacia da Receita Federal em Campo Grande antes de iniciar as atividades.

Para garantir a comunicação entre o PAV e a Receita Federal, a Delegacia da Receita Federal em Campo Grande doou quatro celulares destinados exclusivamente ao trabalho das equipes. Durante o evento, mães de 11 crianças receberam novos documentos de CPF, emitidos pela Receita Federal e pela Prefeitura de Caarapó.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do delegado da Receita Federal em Campo Grande, Zumilson Custódio da Silva; do delegado adjunto, Henry Tamashiro de Oliveira; da prefeita de Caarapó, professora Lurdes; do auditor-fiscal Elvis Caiçara da Silva, de Dourados; e da chefe de atendimento da Receita em Campo Grande, Marizete Horner de Almeida.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.