ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 34º

Interior

Secretário nacional barra Médicos Sem Fronteiras em aldeias de MS

Apesar da negativa do órgão federal as lideranças já disseram que irão permitir a entrada dos médicos nas aldeias

Adriano Fernandes | 18/08/2020 23:24
Lideranças indígenas e coodenadores do MSF durante encontro ocorrido no último dia 8. (Foto: Respeito Etnia Terena/Facebook)
Lideranças indígenas e coodenadores do MSF durante encontro ocorrido no último dia 8. (Foto: Respeito Etnia Terena/Facebook)

Mesmo diante do aumento crescente de números de casos de covid-19 em territórios indígenas de Mato Grosso do Sul, nesta terça-feira (18) o secretário nacional da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), Robson Santos da Silva, barrou a entrada de médicos da organização MSF (Médicos Sem Fronteiras ) na Terra Indígena Taunay/Ipegue, no município de Aquidauana, a 135 quilômetros de Campo Grande.

O motivo da proibição ainda não foi divulgado. O grupo, que reúne profissionais de várias partes do país e do mundo, já está no município. Eles pretendem atuar no diagnóstico e encaminhamento ao hospitais dos indígenas que tenham atestado positivo para a doença.

Em um encontro ocorrido no último dia 8, lideranças dos indígenas e os coordenadores do MSF, haviam acordado que além dos atendimentos Médicos, os integrantes da organização também iriam viabilizar o tratamento da água com técnico de saneamento e acompanhar as famílias que perderam entes queridos com psicólogos.

Contudo, apesar da negativa do órgão federal as lideranças já disseram que irão permitir a entrada dos médicos nas aldeias. A previsão é de que os integrantes do movimento permaneçam na região por até 30 dias.

Nos siga no Google Notícias