Sem saber de treinamento, população se assusta com manobras aéreas
Sons intensos de aviões e helicópteros foram ouvidos principalmente de madrugada
Em Aquidauana e Anastácio, cidades-irmãs localizadas cerca de 130 quilômetros de Campo Grande, o trânsito de aviões chamou a atenção para o céu nos últimos dias. O som intenso de aviões e helicópteros, principalmente de madrugada, despertou a curiosidade e até medo entre moradores. O motivo: desde terça-feira (16) ocorre em Mato Grosso do Sul o Excon Tápio 2022 (Exercício Conjunto Tápio), promovido pela FAB (Força Aérea Brasileira).
“Sábado (20) de madrugada eu achei estranho. Acordei era umas 4h da manhã e achei estranho porque ouvi um barulho alto de helicóptero. Avião a gente não estranha muito porque às vezes tem gente que sai de avião para fazendas essa hora, apesar de não ser muito comum também”, relata a funcionária pública Lúcia Ferreira, de 60 anos, que mora em um pequeno sítio no bairro Vila Trindade, em Aquidauana.
“Mais tarde, meu marido comentou comigo que queria ter ligado para o irmão dele, que é piloto e tem avião no Aeroclube de Aquidauana, porque tinha achado muito estranho também a movimentação de avião e helicóptero na madrugada”, detalha Lúcia.
O marido de Cristina levanta cedo para cuidar dos animais que eles têm na propriedade e percebeu as aeronaves sobrevoando a região. “Lá do pasto ele via os aviões e até helicóptero indo em direção ao aeroporto”, completa.
O também funcionário público Thiago Silveira, 35 anos, conta que esse foi o assunto do dia na cidade ontem. “As pessoas ficam curiosas com a movimentação e preocupadas. É importante informarem sobre as operações de treinamento”, afirma.
Em várias regiões, teve gente que se assustou com a movimentação. “Como não é rotina, a população assusta”, esclarece complementa. Ronco de motores de aeronaves não é comum no período noturno na cidade. Por questão de segurança, o Aeroclube de Aquidauana não permite pousos e decolagens comerciais à noite devido à baixa luminosidade e ao fato de a pista ser de cascalho.
O Excon - Os exercícios no céu de Mato Grosso do Sul vão até o dia 3 setembro. Cerca de 30 aeronaves, 16 unidades aéreas, além de unidades de infantaria e aproximadamente 100 militares de diversas especialidades participam dos exercícios que simulam cenários de guerra.
Durante o Excon são treinadas ações para uma possível participação da FAB em missões de paz da ONU (Organização das Nações Unidas) com o objetivo de contribuir para a ordem e a paz mundial e compromissos internacionais com foco na soberania, integridade territorial e a defesa patrimonial, além de ajuda humanitária.