ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Temporal com ventos 102 km/h causou prejuízo de R$ 1,4 milhão no interior

Temporal teve acumulado de 29,2 mm de chuva e causou estragos na zona rural, segundo a Defesa Civil

Adriano Fernandes e Miriam Machado | 09/08/2022 20:00


A Defesa Civil de São Gabriel do Oeste, estima um prejuízo de R$ 1,4 milhão aos produtores rurais e moradores afetados pelo vendaval que atingiu a região, na tarde desta segunda-feira (08). A chuva acumulada no município foi de 29,2 mm e o vento atingiu valores entre 89-102 km/h, conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima do estado do Mato Grosso do Sul).

Durante o temporal, um armazém veio abaixo, casas e barracões foram destelhados na zona rural e duas carretas tombaram na rodovia BR-163. O vento também derrubou árvores e danificou a rede de energia elétrica. "O impacto é grande, mas não depende de recursos públicos. Foram prejuízos privados", comentou o coordenador da Defesa Civil do município, Andre Bortoli.

Barracão que veio abaixo durante o vendaval. (Foto: Idest)
Barracão que veio abaixo durante o vendaval. (Foto: Idest)

Isolado - Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima do estado do Mato Grosso do Sul), o vendaval que ocorreu em São Gabriel do Oeste, na tarde de ontem, foi um evento isolado. A estação meteorológica do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) no município está inoperante, mas as estações mais próximas, de Bandeirantes e Camapuã, por exemplo, registraram ventos de 40-45 km/h o que não condiz com os estragos observados em São Gabriel.

Portanto, com base nos danos causados (árvores arrancadas; danos estruturais em construções) estima-se, pela escala de Beaufort - que classifica a intensidade dos ventos levando em conta os estragos - o vento atingiu valores entre 89-102 km/h. Já a precipitação acumulada no município foi de 29,2 mm (atualizado até as 14 horas local do dia 09/08) conforme o pluviômetro do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).



Nos siga no Google Notícias