ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Presidente em exercício lamenta mortes em queda de avião no Pantanal

Geraldo Alckmin postou nota de pesar em rede social e se solidarizou com famílias e amigos das vítimas

Por Ana Paula Chuva | 24/09/2025 10:10
Presidente em exercício lamenta mortes em queda de avião no Pantanal
Geraldo Alckmin durante agenda em em Mato Grosso do Sul (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Presidente em exercício, Geraldo Alckmin lamentou a morte dos quatro ocupantes do avião de pequeno porte que caiu e explodiu no Pantanal de Aquidauana, cidade a 141 quilômetros de Campo Grande, no final da tarde de terça-feira (23). A postagem foi feita em rede social na manhã desta quarta-feira (24).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O vice-presidente Geraldo Alckmin manifestou pesar pela morte de quatro pessoas em acidente aéreo no Pantanal de Aquidauana, Mato Grosso do Sul. Entre as vítimas estava o renomado arquiteto chinês Kongjian Yu, criador do conceito de "cidades-esponja", além dos cineastas brasileiros Luiz Fernando Ferraz e Rubens Crispim Jr., e o piloto Marcelo Barros. O grupo realizava gravações do documentário "Planeta Esponja" quando o Cessna 175 caiu e explodiu na tarde de terça-feira. A aeronave, fabricada em 1958, tinha registro negado para táxi aéreo pela ANAC. Suspeita-se que o acidente ocorreu durante uma tentativa de arremetida.

No texto, Alckmin afirma que recebeu com tristeza a notícia da queda da aeronave que vitimou o arquiteto chinês Kongjian Yu, os cineastas brasileiros Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e Rubens Crispim Jr. e o piloto Marcelo Pereira de Barros.

“O professor Yu se notabilizou pela criação do conceito de "cidades-esponja", com contribuições notáveis para o urbanismo sustentável, a preservação da biodiversidade e a proteção do planeta. Seu legado continuará inspirando todos que se dedicam à causa ecológica. Meus mais profundos sentimentos aos familiares de Yu e ao povo chinês, assim como aos amigos”, disse no texto.

Alckmin está no exercício da Presidência da República por conta da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos Estados Unidos, onde participou da abertura do debate de líderes da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas).

Documentário — Mundialmente conhecido, o arquiteto chinês estava em Mato Grosso do Sul desde sábado (20) para gravações do documentário "Planeta Esponja", acompanhado dos cineastas brasileiros. O grupo retornaria para Campo Grande ainda ontem, quando aconteceu o acidente.

A filmagem abordaria o conceito de "cidades-esponja", criado por Yu, no qual o arquiteto defende conviver com a água em vez de combatê-la, criando parques e áreas verdes capazes de absorver o excesso de chuvas, reduzir enchentes, recarregar aquíferos e melhorar a convivência entre o ambiente urbano e os recursos hídricos.

Kongjian argumentava que o avanço da urbanização e os efeitos das mudanças climáticas, como elevação do nível do mar, inundações e secas, aumentam os riscos para populações urbanas. Antes de seguir para o Pantanal no último fim de semana, o arquiteto participou da Bienal do Livro em São Paulo e da conferência internacional do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) 2025 em Brasília.

Presidente em exercício lamenta mortes em queda de avião no Pantanal
Luiz (casaco preto), Rubens (camisa azul), Kongjian (camisa vermelha) e Marcelo (camiseta branca) (Foto: Reprodução)

O acidente — a queda ocorreu no final da tarde de terça-feira (23). A aeronave, um Cessna Aircraft 175, prefixo PT-BAN, fabricada em 1958, caiu em uma das locações utilizadas para as gravações da novela Pantanal. Segundo informações preliminares, há suspeitas de que o piloto tenha tentado uma arremetida, procedimento em que o pouso é interrompido para que a aeronave suba novamente, mas, pouco depois, o avião perdeu altitude e explodiu ao atingir o solo.

De acordo com o CAU, o arquiteto e os dois diretores viajaram para o Pantanal no sábado (20) e retornariam a Campo Grande na terça-feira, dia do acidente.

Equipes do Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) atuam no local, que é de difícil acesso. Em consulta à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), consta que a aeronave tinha registro de operação negado para serviço de táxi aéreo.

Presidente em exercício lamenta mortes em queda de avião no Pantanal
Aeronave de pequeno porte destruída no local do acidente (Foto: Divulgação)