ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, TERÇA  08    CAMPO GRANDE 25º

Em Pauta

Quantos dias um pedaço de carne aguenta na geladeira?

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 08/07/2025 07:52
Quantos dias um pedaço de carne aguenta na geladeira?

Você sabe o que é “vida de prateleira”? É um conjunto de testes e analises feitos pelas fábricas para determinar a vida útil de um alimento, especialmente de carnes e queijos, colocados em geladeira. É um teste bem genérico. Há muitas criticas pelos lados dos consumidores que são infectados por bactérias, assim como por supermercados, que acreditam jogar no lixo alimentos que poderiam ter uma “vida de prateleira”, ser comercializado, por mais tempo. Essa época está perto de ter fim.


Quantos dias um pedaço de carne aguenta na geladeira?

Total segurança.

É seguro comer? Era melhor jogar um alimento no lixo? Essa é uma dúvida que certamente você já teve ao olhar um pedaço de carne em tua geladeira. Cientistas espanhóis acabam de inventar um dispositivo novo para que você tenha absoluta certeza do que está comendo. Trata-se de um biosensor em forma de etiqueta inteligente que permite aos consumidores e aos supermercados comprovar a frescura dos alimentos em tempo real.


Quantos dias um pedaço de carne aguenta na geladeira?

Detectam moléculas nos alimentos.

A tecnologia utiliza indicadores inteligentes - moléculas - dentro da nova etiqueta. À medida que as bactérias se multiplicam nos alimentos, geram compostos que interagem com o indicador dessa etiqueta, provocando uma mudança gradual da cor branca para a negra. É um escudo contra vários inimigos invisíveis. Essa transição de cor funciona ante a presença da Salmonella, da E.coli, da Listeria e de outras bactérias. Permitirá também saber se os alimentos retirados da embalagem, ou com ela aberta, continua ou não em condições de consumo.


Quantos dias um pedaço de carne aguenta na geladeira?

600 milhões de pessoas infectadas por ano.

A OMS estima que a cada ano 600 milhões de pessoas adoecem por comer alimentos contaminados. A pratica corrente de guiar-se pelo aspecto da carne embalada é um serio problema. Por outro lado, o desperdiço de carne, peixes, frutas e comidas preparadas é gigantesco. Se estima que mais de um milhão de pratos de comida são desperdiçados a cada dia no mundo, a quinta parte de todos os alimentos disponíveis para o consumo humano. A nova etiqueta está em fase de acerto com as empresas que a comercializarão.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.

Nos siga no Google Notícias