Em Bonito, AGEMS realiza 1º Seminário de Gás Natural
Durante 2 dias, representantes e autoridades discutiram os desafios e oportunidades do mercado de gás natural
Entre os dias 07 e 08 de novembro, em Bonito, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (AGEMS) realizou o 1º Seminário de Gás Natural. A fim de debater o desenvolvimento energético sustentável no Estado e trazer visões abrangentes sobre as dinâmicas de mercado, inovação tecnológica e os desafios regulatórios no Brasil, o evento contou com a participação de autoridades estaduais e nacionais, especialistas, além de investidores e representantes de entidades públicas e privadas.
Com uma programação extensa entre palestras e painéis de discussão, o 1º Seminário de Gás Natural trouxe grandes nomes do cenário nacional, como o Superintendente de Administração Tributária do Estado, Bruno Gouvêa Bastos; o Conselheiro da Agenersa-RJ, Vladimir Paschoal; a especialista em regulação, Paula Campos e Diogo Romero, da FGV. Também participaram grandes empresas e instituições especializadas, como MSGás, Mitsui Gás, COMMIT, ABRACE e Associação Brasileira de Biogás.
Especialistas apresentaram as perspectivas de crescimento do mercado, além das inovações tecnológicas que podem ampliar o acesso ao combustível para diferentes setores, como o industrial e o de transportes.
“Na AGEMS nós procuramos trabalhar com planejamento e por isso trouxemos conhecedores deste setor que é novo e que está sempre sendo discutido nos grandes centros. Para nós, é importante falarmos de biogás, biometano e gás natural, uma vez que Mato Grosso do Sul tem necessidade de acompanhar o desenvolvimento sustentável que o Governo do Estado está trazendo para nós”, afirma o diretor-presidente da Agems, Carlos Alberto de Assis.
Dentre as autoridades presentes, o presidente da Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR), Vinícius Benevides, esteve presente no seminário. Durante sua fala, o representante falou sobre o destaque da AGEMS e a forte atuação da entidade no Estado.
“A AGEMS tem uma importância significativa no cenário nacional, principalmente por ter se tornado pioneira ao trazer assuntos tão fundamentais para todas as agências reguladoras, como é o caso da discussão sobre o gás natural. Estamos vivendo um momento de transição energética e o gás, de maneira geral, é um dos produtos mais importantes para essa transição”, pontua Benevides.
Distribuidora de gás natural no Mato Grosso do Sul, a MSGÁS também esteve presente. A presidente, Cristiane Schmidt, apontou como “o mercado está mudando, novos players entrando e novos combustíveis chegando”, trazendo desafios tanto para manutenção, quanto para conquista de mercado e a expansão da oferta. Nesse cenário, ela afirma que “essa competição entre as empresas é muito boa para o desenvolvimento da economia, gerando competitividade e fazendo com que o Brasil continue crescendo”.
Outra grande empresa que marcou presença é a Energisa. O seminário também abriu espaço para a troca de experiências, oferecendo um panorama global das práticas mais avançadas em regulação e consumo de gás natural. Para o presidente da Energisa, Paulo Roberto dos Santos, a AGEMS reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento do setor no Mato Grosso do Sul, buscando equilibrar o crescimento econômico com a sustentabilidade ambiental.
“Neste momento de transição energética, a Energisa não poderia ficar de fora. O gás também faz parte do nosso plano de negócios, e traduz a nossa busca pela energia limpa e sustentável. O seminário proporcionado pela AGEMS trouxe não somente a discussão, mas também apresentou ao público os benefícios desse produto tão importante”, finaliza.
A AGEMS está localizada na Av. Afonso Pena, 3026 - Centro. Para mais informações acesse as redes sociais ou entre em contato pelo telefone (67) 3025-9505.
Para acompanhar tudo o que acontece em nosso Estado é só seguir o Festas e Eventos TV no Instagram ou visitar nosso site oficial.