Abertura tardia de portões de escola gera tumulto de alunos e crítica dos pais
Para eles, as escolas deveriam começar a receber os alunos a partir das 6h30 para evitar aglomeração
No terceiro dia de aulas presenciais da Rede Municipal, nesta segunda-feira (7), o horário de abertura dos portões de escola municipal nos bairros Aero Rancho e Vida Nova provocou crítica dos pais dos alunos, que reclamam da aglomeração em frente à instituição.
Professora, de 43 anos, que preferiu não se identificar enviou ao Campo Grande News foto dos alunos na porta da Escola Municipal Irene Szukalla, na Rua Gazania, no Aero Rancho. Segunda ela, os portões estão abrindo às 7h.
A professora levou a filha de 8 anos na escola. “Antes da pandemia, o portão abria 6h30, por aí, e os alunos podiam esperar no pátio da escola. Agora fica aluno até na rua correndo o risco de ser atropelado esperando”, reclamou. Os estudantes ficam amontados em frente ao muro, esperando a abertura dos portões.
Para ela, uma solução para o problema seria os alunos formarem uma fila dentro do pátio para aguardar o horário de entrar na sala de aula.
Do outro lado da cidade, o pai de uma aluna da terceira série da Escola Municipal Nerone Maiolino, que fica na Rua Maraú, no Bairro Vida Nova, reclama do mesmo problema.
Segundo o mecânico de 35 anos, a escola passou a abrir os portões às 6h50, e a mudança tem atrapalhado a rotina dos pais. “Muitos pais entram no serviço 7h e acabam deixando os filhos pequenos sozinhos no portão da escola. Eu mesmo chego atrasado todo dia, porque não confio em deixar ela lá”, explica (veja o vídeo).
O mecânico também se recorda do horário em que a filha era recebida antes da pandemia por volta das 6h30. “Alguns alunos ficavam no pátio da escola, outros alunos iam direto para sala de aula aguardar o horário de aula, era bem melhor assim", aponta.
Ao questionar a situação com os funcionários, o homem conta que foi informado que a mudança faz parte das novas normas sanitárias das escolas, e que a medida visa evitar aglomerações dentro das escolas. "Não faz sentido, eles ficam todos aglomerados aqui fora", comenta.
Nas duas situações, os pais apontam que com as crianças esperando do lado de fora da escola, o trânsito em frente às unidades fica prejudicado, já que muitos pais acabam tendo que estacionar para aguardar com crianças do lado de fora e alguns alunos se aglomeram no meio da rua.
Segundo a Semed (Secretaria Municipal de Educação), as escolas da Rede Municipal devem abrir às 6h45 e, antes desse horário, é opcional, conforme a instituição.
A secretaria pontuou ainda que o fluxo de alunos nesta segunda-feira (7) foi maior em relação a semana passada, pois muitos estudantes que não compareceram nos dois primeiros dias de aula, voltaram para a escola hoje.
Sobre o caso da E.M Irene Szukala, a direção informou que organizou a entrada escalonada dos alunos, porém o escalonamento não foi obedecido pelos pais. E que a unidade, que tem três portões de acesso, estuda a melhor forma de organizar a entrada dos alunos.
Já na nas escolas E.M. Nerone Maiolino e E.M. Professora Iracema Maria Vicente, nos bairros Vida Nova e Rita Vieira, não foram registrados problemas no horário de entrada e saída dos alunos, tudo ocorreu sem tumulto e sem aglomeração segundo a secretaria.
Direto das Ruas - A sugestão de reportagem chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.
Clique aqui e envie agora uma sugestão.
Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.