Foco de incêndio consome terreno baldio no Núcleo Industrial
Chamas se alastraram e superam os dois metros de altura
Incêndio em vegetação alarmou os moradores do Bairro Núcleo Industrial durante a noite desta segunda-feira (10), em Campo Grande. Nas imagens, encaminhada pelas redes sociais, a queimada é vista em terreno baldio localizado na Avenida Solon Padilha.
A reportagem esteve no local por volta das 19h30, no entanto, o fogo já havia cessado. Conforme apurado, o incêndio se iniciou após vizinho do terreno atear fogo em mato para limpeza. As chamas se alastraram e superam os dois metros de altura, de acordo com o Corpo de Bombeiros. O incêndio ocorreu ao lado de uma fábrica agrícola, que nada sofreu.
Na postagem realizada pelo perfil Passeando em Campo Grande, leitores afirmaram que o problema é frequente. "Todo ano tem isso nesse local. É muito estranho esses incêndios, acontecendo, todo dia, será que não tem um doido piromaníaco fazendo isso?", comentou um deles.
Vale ressaltar que, em seis meses, a Capital registrou 40 focos de incêndio em 2023 com base na plataforma BDQueimadas, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Esse foi o maior número da década de 2020, levando em conta dados de 2021, 2022 e 2023.
No período observado, foram 72 focos de incêndio em Campo Grande, aumento de 55% em relação aos anos comparados.
Orientações - Para a reportagem, o Corpo de Bombeiros orientou que, em época de tempo seco e baixa umidade relativa do ar, não se use a queimada para limpeza de terreno. Além disso, há orientação para não jogar bituca de cigarro em locais com vegetação e sempre acionar os militares em caso de emergência.