ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 33º

Direto das Ruas

Homem pesca cachara de 15 quilos na Lagoa Itatiaia

A pesca predatória na lagoa da Capital é alvo de discussão desde 2014

Clara Farias | 08/05/2023 11:19

Neste final de semana, um homem que não foi identificado foi gravado pescando uma cachara na Lagoa Itatiaia, em Campo Grande. A lagoa fica na região leste de Campo Grande, no bairro de mesmo nome. De acordo com a PMA (Polícia Militar Ambiental), a espécie faz parte dos peixes de piracema e foi solta na lagoa quando era alevino, peixes juvenil, recém-eclodido dos ovos. Apesar de não ser proibido, a pesca predatória na lagoa é alvo de discussão na Câmara Municipal desde 2014.

O vídeo, que foi enviado ao Campo Grande News, mostra dois homens dentro da lagoa buscando o peixe que foi fisgado por uma terceira pessoa. Os espectadores da pesca tentam adivinhar qual a espécie fisgada. "Um pintado, cara", comenta admirado um dos rapazes. Segundo o espectador, o peixe teria de 15 a 20 kg.

Segundo o tenente-coronel da PMA, Ednilson Queiroz, a espécie que aparece no vídeo é conhecida como cachara, peixe de piscicultura, que consegue sobreviver em lagoas. O animal teria sido solto na Lagoa enquanto alevino. "Embora seja uma espécie nativa da região, essa espécie é de piracema que precisa subir o rio para se reproduzir ou é cultivado em tanques de piscicultura", comentou o tenente.

Em 2014, os vereadores de Campo Grande aprovaram o Projeto de Lei, do então vereador Eduardo Romero, que proibia a pesca na Lagoa Itatiaia e demais lagos públicos da Capital, mas que logo foi vetada pelo então prefeito Gilmar Olarte (sem partido). A justificativa do veto seria de que os pescadores estariam ali pela condição financeira "não tem condições de levar até sua mesa um alimento que possa nutrir a fome de seu semelhante", teria comentado o prefeito.

Direto das Ruas - O vídeo chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563. 

Clique aqui e envie agora uma sugestão. 

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias