Ferrovia da Arauco pode ser a 1ª linha de menor distância do país após regulação
Trecho ligará a indústria até a Malha Norte, para futuramente fazer todas operações de exportação de celulose
O futuro das ferrovias em Mato Grosso do Sul ganhou novas previsões de datas, com discussões sobre investimentos estratégicos para o setor. Na última quinta-feira (30), em Brasília, o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Semadesc), Jaime Verruck, participou de uma reunião com o secretário Nacional de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes, Leonardo Cezar Ribeiro, para discutir a construção de novos trechos ferroviários e a modernização da Malha Oeste.
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A construção de uma ferrovia de 47 km, ligando o projeto Sucuriú Arauco à Malha Oeste, deve ser autorizada até o final de março deste ano. A empresa de celulose Arauco planeja iniciar a construção em setembro de 2025, tornando-se a primeira ferrovia Shortline do Brasil. O investimento da Arauco é de US$ 4,6 bilhões. A revitalização da Malha Oeste também está em discussão, com previsão de início no segundo semestre de 2025 e conclusão em 2026. O fortalecimento das ferrovias é visto como essencial para a competitividade de Mato Grosso do Sul, melhorando o escoamento da produção até o Porto de Santos.
Entre os pontos mais importantes abordados, o destaque foi a autorização para a construção de uma ferrovia de 47 km, ligando o projeto Sucuriú Arauco à Malha Oeste. Com o processo de autorização em andamento na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a expectativa é que a resolução autorizando a obra seja publicada até o final de março deste ano.
Segundo o secretário, a empresa de celulose Arauco tem planos de iniciar a construção da ferrovia em setembro de 2025. “Dentro desse cronograma, a Arauco tem uma sinalização de iniciar essa obra em setembro deste ano. Será a primeira autorização de ferrovia Shortline do Brasil, ligando a indústria até a Malha Norte, com o objetivo de viabilizar as operações de exportação de celulose”, afirmou o secretário.
O investimento da Arauco na unidade é de US$ 4,6 bilhões, o que reforça a importância estratégica do projeto para a economia do Estado.
A construção da ferrovia Shortline, um modelo inovador no Brasil após a regulamentação da lei do marco regulatório das ferrovias, promete ser um marco para o setor ferroviário nacional. Verruck destacou que essa obra pode representar a primeira autorização ferroviária do país sob o novo marco legal, sinalizando um avanço importante para o desenvolvimento da infraestrutura do Estado.
Malha Oeste - Outro tema abordado na reunião foi a revitalização da Malha Oeste, que compreende o trecho entre Corumbá e Porto Esperança. O plano de revitalização também inclui a rebitolagem da linha entre Campo Grande, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas, além da construção de um novo trecho ferroviário ligando Três Lagoas a Aparecida do Taboado, essencial para a operação da Suzano.
A proposta está sendo avaliada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), e caso seja aprovada, os investimentos poderão ser iniciados ainda no segundo semestre de 2025, com conclusão prevista para 2026.
Jaime Verruck ressaltou a relevância das ferrovias para a competitividade de Mato Grosso do Sul. “Garantir a competitividade do Estado é essencial, e o transporte ferroviário é um elemento estratégico. O fortalecimento das ferrovias vai melhorar o escoamento da produção até o Porto de Santos, otimizando a logística e impulsionando a economia regional”, finalizou o secretário.
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