ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
FEVEREIRO, QUINTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Gigante do setor químico investirá em usinas de energia solar no Estado

Unipar, produtora de cloro e soda, fechou parceria com a Casa dos Ventos, especialista em energias renováveis

Por João Vitor Marques | 19/02/2026 08:42
Gigante do setor químico investirá em usinas de energia solar no Estado
Projeto de geração de energia solar e eólica (Foto: Divulgação/Casa dos Ventos)

A petroquímica Unipar anunciou um novo investimento no setor de energia solar de Mato Grosso do Sul com a formalização de uma joint venture entre a empresa e a desenvolvedora de projetos renováveis Casa dos Ventos. O acordo prevê a exploração de parte do parque solar que a geradora está construindo em Paraíso das Águas, o Complexo Paraíso Solar.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Unipar, gigante do setor químico, firmou parceria com a Casa dos Ventos para construir duas usinas solares em Paraíso das Águas, Mato Grosso do Sul. Cada unidade terá capacidade de 80 megawatts, integrando o Complexo Paraíso Solar. O contrato de 15 anos garantirá à Unipar 33 MW médios de energia a partir de 2028. O projeto faz parte de um investimento total de R$ 5,12 bilhões da Casa dos Ventos no estado, que inclui três usinas solares com capacidade total de 1,5 gigawatt. A iniciativa fortalecerá a posição de Mato Grosso do Sul entre os dez maiores geradores de energia solar do país, complementando sua liderança na geração por biomassa.

O contrato firmado tem duração de 15 anos e assegura a Unipar o recebimento de 33 megawatts médios de energia, com início estimado para 2028. A petroquímica também terá o direito de adquirir a participação de 9,8% no capital da empresa Ventos de São Norberto Energias Renováveis, responsável pelo projeto.

A Casa dos Ventos está investindo R$ 5,12 bilhões em três usinas solares em Mato Grosso do Sul, com capacidade total de cerca de 1,5 GW (gigawatt). O investimento é aplicado simultaneamente em Campo Grande, Paranaíba e Paraíso das Águas, sendo que as duas primeiras unidades entram em operação em junho e julho deste ano e a terceira em setembro de 2027.

O presidente da Unipar, Rodrigo Cannaval, afirmou em entrevista ao Valor Econômico que o novo projeto está alinhado ao plano de expansão da companhia, especialmente na produção de cloro, soda cáustica e PVC.

Desde 2019, a empresa vem ampliando sua estratégia de autoprodução de energia renovável como forma de diversificar a matriz energética e reduzir custos operacionais. Atualmente, 80% da energia consumida pela Unipar no Brasil já é proveniente de autogeração.

Com o novo contrato em Mato Grosso do Sul, a companhia passará a destinar cerca de 192 MW médios às suas fábricas no país, que operam integralmente com energia elétrica de fonte renovável.

A nova parceria representa a quarta joint venture da Unipar em geração renovável no Brasil. A companhia já mantém empreendimentos eólicos no Rio Grande do Norte e na Bahia, além de participação em complexo solar em Minas Gerais.

Já a Casa dos Ventos é centrada na produção eólica desde a sua fundação. As usinas previstas em Mato Grosso do Sul vão compor o primeiro projeto integralmente solar da companhia. A capacidade da central poderá suprir 63% do consumo atual do Estado.

Segundo a Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), os projetos colocarão Mato Grosso do Sul entre os 10 maiores geradores de energia solar do País. O Estado já é líder nacional na geração a partir da biomassa da cana-de-açúcar e de florestas plantadas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.