ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SEXTA  01    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Riedel busca fábrica de máquinas agrícolas e mercado para carne na Ásia

Governador estará na Índia, Japão e Singapura para estreitar relações comerciais e ampliar exportações

Por Jéssica Fernandes e Izabela Cavalcanti | 31/07/2025 13:49
Riedel busca fábrica de máquinas agrícolas e mercado para carne na Ásia
Governador Eduardo Riedel durante coletiva concedida nesta quinta-feira. (Foto: Henrique Kawaminami)

O governador Eduardo Riedel (PSDB) destacou nesta quinta-feira (31) o caráter estratégico da missão internacional que irá cumprir na Ásia, entre os dias 4 e 16 de agosto. A comitiva estadual terá agenda na Índia, Japão e Singapura com o objetivo de apresentar as potencialidades econômicas de Mato Grosso do Sul e ampliar as relações comerciais com grandes conglomerados e investidores da região.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O governador Eduardo Riedel (PSDB) iniciará missão internacional na Ásia entre 4 e 16 de agosto, visitando Índia, Japão e Singapura. O objetivo é apresentar as potencialidades econômicas de Mato Grosso do Sul e ampliar relações comerciais com investidores da região, em meio ao cenário do "tarifaço" imposto pelos Estados Unidos ao Brasil. A comitiva visitará empresas como ACG, UPL Fertilizantes e conglomerados industriais na Índia, participará de atividades na Expo Osaka 2025 no Japão, e terá encontros com autoridades e investidores em Singapura. A missão busca fortalecer a agroindústria sul-mato-grossense e gerar novas oportunidades de emprego e renda para o estado.

A viagem ocorre em meio ao cenário político do chamado “tarifaço” imposto pelo presidente norte-americano Donald Trump ao Brasil, que deve ser aprovado nos próximos 90 dias. Em Mato Grosso do Sul, dois itens relevantes na balança comercial ficaram de fora da lista de sobretaxação: celulose e ferro-gusa. Por outro lado, o impacto negativo recai sobre a carne bovina, principal produto sul-mato-grossense exportado ao mercado americano.

Durante coletiva concedida nesta manhã (31), na sede da Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), o governador comentou a escolha dos três destinos estratégicos para estreitar os laços comerciais do Estado.

Riedel busca fábrica de máquinas agrícolas e mercado para carne na Ásia
Riedel falou sobre a escolha dos três países para estreitar relações com MS. (Foto: Henrique Kawaminami)

"A escolha desses três mercados, Índia, Japão e Singapura, é absolutamente direcionada dentro daquilo que a gente tem percebido no mercado, pelo interesse em relação ao Mato Grosso do Sul. Nós estamos falando muito de Rota Bioceânica, nós estamos falando muito do mercado de carnes", afirmou.

Além disso, ele mencionou o interesse do governo em atrair fabricante de máquinas agrícolas situada na Índia. "Nós estamos olhando para Mahindra como um centro de produção de equipamentos agrícolas, que é extremamente importante para o Estado", diz sobre a marca sediada em Mumbai, conhecida principalmente pela fabricação de tratores, sendo o maior fabricante mundial em volume. Além disso, a empresa produz veículos utilitários, picapes, caminhões, ônibus e motocicletas. .

No retorno ao Estado, a expectativa é trazer novidades que contribuam para a geração de emprego e renda. "Certamente teremos uma série de novas informações que vão ser trabalhadas ao longo do tempo, para gerar oportunidade para a nossa gente", completou o governador.

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, também comentou o impacto do tarifaço norte-americano e destacou que a carne produzida em Mato Grosso do Sul estará na pauta da missão na Ásia. "Já na pauta também, buscando novas oportunidades, por exemplo, com a carne. Lembrando que nós temos aqui, como eu falava com o governador, que, a partir de novembro, exportaremos carne bovina para o Japão, ressaltou.

Longen ainda pontuou a importância dos encontros com grandes investidores e lideranças de países estratégicos, reforçando o compromisso do Governo do Estado e a Fiems com o fortalecimento da agroindústria e da indústria sul-mato-grossense no cenário global.

"A gente espera, cada vez mais, buscar esse tipo de mercado para que a nossa agroindústria, para que a nossa indústria continue nesse ritmo de crescimento, com ações de estratégia de mercado. É dessa forma que buscamos construir aquilo que precisamos para a base da nossa produção", concluiu.

Tour na Ásia - A viagem começa por Mumbai, na Índia, onde Riedel deve se reunir com empresas como a ACG, do setor farmacêutico, UPL Fertilizantes e conglomerados industriais como Tata Group, Aditya Birla (especializado em alimentos) e Mahindra, fabricante de máquinas agrícolas. Também está prevista uma audiência com o governador do Estado de Maharashtra e a participação no Fórum LIDE, evento internacional que reúne líderes empresariais e políticos.

No Japão, a delegação de Mato Grosso do Sul participará de atividades relacionadas à Expo Osaka 2025 e terá encontros com importantes representantes da indústria japonesa, como a Keidanren (Confederação Nacional da Indústria), e os grupos Sumitomo e Mitsui, ambos com histórico de investimentos no agronegócio.

A última etapa do tour será em Singapura, onde Riedel se reunirá com o ministro do Comércio, Alvin Tan, e visitará instituições como a RGE, holding que controla a Bracell (empresa com operações no Estado), além da MTAS (Associação dos Importadores de Proteína Animal) e os fundos soberanos Temasek e GIC. Também estão previstas reuniões com representantes da Enterprise Singapore, agência de promoção de exportações do país.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.