Ex-aluna, Camila Ítavo assume UFMS com foco em inovação e sustentabilidade
Escolha de Camila Ítavo foi resultado de um processo de consulta à comunidade universitária, realizada em maio
Nesta segunda-feira (28), a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) deu início a um novo ciclo em sua gestão ao empossar a professora Camila Ítavo como reitora, em cerimônia no Teatro Glauce Rocha, em Campo Grande. A solenidade, que contou com a presença de professores, técnico-administrativos, estudantes, representantes do Ministério da Educação e autoridades municipais e estaduais, também marcou a posse do vice-reitor Albert Schiaveto e da nova equipe de pró-reitores.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) deu início a um novo ciclo em sua gestão com a posse da professora Camila Ítavo como reitora, a primeira ex-aluna da própria UFMS a ocupar o cargo. A cerimônia, realizada nesta segunda-feira (28), contou com a presença de autoridades e da comunidade acadêmica. Camila, graduada em Zootecnia pela UFMS e com mestrado em Ciência Animal, destacou o compromisso com a instituição e o objetivo de consolidá-la como referência de qualidade e inclusão no ensino superior. Em seu discurso, ela apresentou as metas para o próximo ciclo de gestão, que serão delineadas pelo novo PID (Plano de Desenvolvimento Institucional), e enfatizou a importância da diversidade e da representatividade na nova equipe de gestão. O ex-reitor Marcelo Turine, que encerrou seu mandato, ressaltou as principais realizações de sua gestão, que consolidaram a UFMS como uma instituição de referência, e a diretora de Educação em Saúde do MEC, Gisele Viana Pires, representando o ministro Camilo Santana, reforçou a relevância da UFMS para o desenvolvimento social e econômico de Mato Grosso do Sul.
Camila Ítavo é a primeira ex-aluna da própria UFMS a ocupar o cargo, ela é graduada em Zootecnia pela universidade e possui mestrado em Ciência Animal. Antes de assumir o novo desafio, Camila foi diretora da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia e atuou como vice-reitora.
“Eu renovo a esperança. Como ex-aluna, sinto um amor e um sentimento de compromisso com a UFMS. Hoje posso cuidar dos estudantes, professores e técnicos e pensar em uma universidade cada vez melhor. Estamos entre os melhores do mundo, mas queremos mais”, destacou Camila. Segundo a nova reitora, o seu objetivo é consolidar uma instituição como referência de qualidade e inclusão no ensino superior: “A educação é fundamental para o desenvolvimento social e econômico, para que as pessoas tenham melhores condições de vida e dignidade”.
Durante a cerimônia, Camila apresentou as metas para o próximo ciclo de gestão, que terá como base o novo PID (Plano de Desenvolvimento Institucional), que irá delinear a trajetória da UFMS de 2025 a 2030. “Vamos iniciar uma série de rodadas participativas em todos os municípios onde a UFMS está presente, deixando o espaço aberto para que a população possa opinar. Queremos uma universidade cada vez mais inovadora, com mais qualidade e acessível para todos. Nossa meta é tornar a UFMS cada vez mais humana e sustentável”, afirmou.
Camila também falou sobre a formação da nova equipe de gestão, enfatizando a importância da diversidade e da representatividade. “Competência técnica e de relações humanas serão fundamentais. É importante termos de equilíbrio entre professores e técnicos, e pessoas de diferentes idades e experiências, para que possamos enxergar as necessidades de todos e construir políticas que atendam à nossa comunidade acadêmica”, explicou a reitora.
Entre os principais desafios, a nova reitora destacou as restrições orçamentárias. “O orçamento é uma dificuldade constante, mas aprendemos a lidar com isso e buscamos parcerias com a bancada federal, instituições e empresas para garantir melhorias. Isso não significa privatizar a universidade, mas iluminar o caminho para que possamos atender melhor a comunidade”, esclareceu. Camila também ressaltou o apoio do governo federal para a liberação de recursos, que ela acredita serem fundamentais para garantir uma infraestrutura mais moderna e inclusiva.
Marcelo Turine, reitor desde 2016, encerrou seu mandato destacando as principais realizações de sua gestão, que consolidaram a UFMS como uma instituição de referência. “Quando assumi, em 2016, nossa responsabilidade era formar quase 17 mil estudantes. Hoje, entrego uma universidade com aproximadamente 40 mil alunos, com programas de atualização que incluem o Enem, o vestibular próprio, as Olimpíadas do Conhecimento e o ingresso para atletas e refugiados. Criamos também novas modalidades de ingresso para ampliar o acesso ao ensino superior”, ressaltou.
Turine destacou, ainda, os avanços na governança e gestão da universidade, que alcançaram reconhecimento nacional e internacional. “Implantamos um modelo de excelência em gestão, com uma abordagem integrada e integrada com a missão da UFMS. Somos uma referência na questão de governança pública e também no Ministério da Educação”, afirmou o ex-reitor.
A diretora de Educação em Saúde do MEC, Gisele Viana Pires, representante do ministro da Educação, Camilo Santana, reforçou a relevância da UFMS para o desenvolvimento social e econômico de Mato Grosso do Sul. “Há oito anos, era difícil imaginar que a UFMS atingisse o patamar onde está hoje. Com 40 mil alunos, a universidade tem realizado ações fundamentais para a sociedade, especialmente no que diz respeito à interiorização do ensino e ao desenvolvimento sustentável”, afirmou.
Gisele ressaltou, ainda, a importância da equipe de gestão da universidade: “Uma reitoria se constrói com toda a comunidade acadêmica. E neste momento em que comemoramos essa posse, sabemos que a nova gestão, liderada pela reitora Camila Ítavo, traz continuidade e inovação para a UFMS”.
A escolha de Camila Ítavo foi resultado de um processo de consulta à comunidade universitária, realizado em 10 de maio, onde a chapa encabeçada por ela e por Albert Schiaveto recebeu o apoio de 4.026 estudantes, 725 técnicos e 883 docentes, totalizando 82,3% dos votos. A formação da lista tríplice ocorreu em 24 de maio no Conselho Universitário e foi enviada ao Ministério da Educação em junho. Em agosto, a nomeação foi oficializada por decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Além de Camila e Albert Schiaveto, vice-reitor e pró-reitor de Assuntos Estudantis, a nova equipe de pró-reitores inclui: Cristiano Argemon (Graduação), Dulce Tristão (Orçamento, Planejamento e Finanças), Fabricio Frazilio (Pesquisa e Pós- Graduação), Gislene Silva (Gestão de Pessoas), Hércules Sandim (Administração e Infraestrutura), Lia Brambilla (Extensão, Cultura e Esporte) e Vivina Sol (Cidadania e Sustentabilidade).