ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUINTA  20    CAMPO GRANDE 26º

Educação e Tecnologia

Projeto Escola Segura quer reduzir acidentes no trajeto de casa ao colégio

O Termo de Adesão das instituições de ensino deve ser entregue ainda no primeiro bimestre deste ano

Por Izabela Cavalcanti | 17/02/2025 09:20
Projeto Escola Segura quer reduzir acidentes no trajeto de casa ao colégio
Guarda municipal para o trânsito para que crianças atravessem a rua, no Bairro Guanandi (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campo Grande)

A Prefeitura de Campo Grande divulgou a regulamentação para que as instituições de ensino participem da 14ª edição do SDMC (Sistema Dinâmico de Melhoria Contínua) – Escola Segura 2025. As regras foram publicadas no suplemento do Diário Oficial do Estado, desta segunda-feira (17).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Prefeitura de Campo Grande regulamentou a participação de instituições de ensino no Sistema Dinâmico de Melhoria Contínua (SDMC) – Escola Segura 2025. As escolas devem assinar um Termo de Adesão e enviar à Agetran, visando promover a educação no trânsito. O projeto, que ocorrerá de fevereiro a dezembro de 2025, inclui palestras, atividades lúdicas, competições educativas, e participação em eventos como o Maio Amarelo. Escolas que se destacarem receberão o “Selo Municipal de Qualidade e Segurança Viária” em cerimônia anual. O foco é a segurança no trajeto casa-escola.

Para participar, a instituição de ensino deve assinar o Termo de Adesão e entregar fisicamente, ainda no primeiro bimestre letivo, no setor de Protocolo da agência ou escaneado para o email do setor de Educação para o Trânsito da Agetran: get.agetran@gmail.com.

O objetivo geral é estabelecer a parceria entre a instituição de ensino parceira e a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) para promover a educação no trânsito, sensibilizando e formando estudantes, docentes e funcionários para práticas seguras, tanto dentro do ambiente escolar quanto em seu entorno.

Além de atividades educativas, palestras, campanhas e parcerias com órgãos de trânsito. O foco está, especialmente, nos trajetos da escola para casa e de casa para a escola.

Apesar do público-alvo ser escolas da rede pública e privada, a previsão é de que todas as escolas da Secretaria Municipal de Educação participem do projeto. O projeto deverá ser desenvolvido no decorrer do ano letivo: de fevereiro a dezembro de 2025.

As atividades propostas incluem: palestra para alunos, pais e comunidade escolar; atividades lúdicas; competição de frases e desenhos educativos para um trânsito seguro; apresentação teatral; abordagem educativa; participação no Maio Amarelo; participação na Semana Nacional do Trânsito; passeata em prol de um trânsito seguro na comunidade; registro de acidente de trânsito no percurso: casa x escola/escola x casa; reunião pedagógica; capacitação e eventos; e exposição pedagógica.

Além disso, os educadores responsáveis pelo projeto serão capacitados anualmente, com uma carga horária mínima de 3 horas-aula.

Reconhecimento – A instituição de ensino que demonstrar empenho, determinação, responsabilidade e resultado pela busca de melhoria contínua do comportamento seguro no trânsito na Capital, receberá o “Selo Municipal de Qualidade e Segurança Viária”, como uma forma de reconhecimento e de ratificar o compromisso com a segurança viária dentro do cotidiano escolar, expandindo as atividades executadas dentro da escola para o entorno da instituição de ensino.

O selo será concedido, em cerimônia de premiação anual, realizada no início de dezembro de 2025.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias