Maioria aprova que universidades podem exigir comprovante de covid de alunos
Decisão do STF barrou parecer do Ministério da Educação que proibia esta ação
Maioria dos leitores (67%) apoia que universidades cobrem comprovante de vacinação contra a covid-19, de acordo com última enquete publicada pelo jornal. Os demais 33% são contrários.
A discussão teve início quando o MEC (Ministério da Educação) emitiu despacho de que instituições federais não poderiam exigir tal documento - no entanto, decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) barrou este parecer.
O professor de Direito na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Tiago Botelho, opina nos comentários do Campo Grande News que a decisão deve ser científica, já que o passaporte reduz eventuais danos da covid. "Não quer vacinar? Não se vacine! Entretanto, não coloque a vida de quem vacinou em risco!"
A leitora Alessandra Albuquerque ressalta que funcionários do Poder Judiciário deverão apresentar comprovante ou exame negativo para trabalharem, além do público. "Quem for contra, é simples. Deixa sua vaga [na universidade] para o próximo aprovado, e siga seu raciocínio. O direito coletivo sobrepõe-se ao individual".
O leiotr Paulo Rogério comenta que sem a exigência de passaporte vacinal, aulas presenciais não deveriam retornar. "Pois a Constituição me garante vida e é dever do estado a saúde!".