Com 5 candidatos e 3 vagas, veja o que cada time precisa para subir à Série A
Athletico-PR, Criciúma, Goiás, Chapecoense e Remo ainda disputam as últimas vagas na elite na rodada final

A Série B do Campeonato Brasileiro chega à sua rodada final “pegando fogo” tanto na disputa pelo acesso à Série A quanto na luta contra o rebaixamento. Após a 37ª rodada, apenas o Coritiba assegurou a ida à elite do futebol nacional em 2026, com 65 pontos, deixando outras três vagas em aberto para cinco concorrentes: Athletico-PR (62), Criciúma (60), Goiás (59), Chapecoense (58) e Remo (57). Novorizontino e CRB foram eliminados da briga após os resultados negativos neste domingo (16).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
No topo da tabela, a situação mais confortável é a do Athletico-PR. Um empate na última rodada garante a vaga na Série A, mas o título ainda depende de uma combinação improvável: vitória sobre o América-MG e derrota do seu maior rivar, o Coritiba, diante do Amazonas. Caso o Coxa não perca, será campeão da Série B.
O confronto mais decisivo da rodada será no Mangueirão, em Belém, com Remo e Goiás frente a frente. O Leão, que ocupa a sexta posição, precisa vencer e ainda torcer por um tropeço da Chapecoense diante do Atlético-GO para conseguir subir. O Goiás, por sua vez, garante acesso com uma vitória, mas qualquer empate deixa sua situação vulnerável caso a Chapecoense vença e ultrapasse o time do Centro-Oeste pelo critério de número de vitórias.
Os catarinenses Criciúma e Chapecoense também seguem na briga. O Tigre depende apenas de si: um empate basta para garantir a vaga, independentemente de outros resultados. Já a Chape precisa vencer e torcer por resultados favoráveis de Goiás e Remo para conquistar o acesso.
A rodada decisiva será disputada no domingo (23), com todas as partidas às 16h30, com os seguintes jogos envolvendo os times do G-4 e que ainda lutam pelo acesso:
- Athletico-PR x América-MG
- Cuiabá x Criciúma
- Remo x Goiás
- Chapecoense x Atlético-GO
- Amazonas x Coritiba
Na parte de baixo da tabela, a luta contra o rebaixamento também segue intensa. Três clubes já estão confirmados na Série C em 2026: Paysandu, Volta Redonda e Amazonas. O quarto rebaixado será definido entre Athletic, Botafogo-SP e Ferroviária.
Athletic e Botafogo-SP dependem somente de vitórias para escapar do rebaixamento, enquanto a Ferroviária precisa vencer o Operário e contar com tropeços de outros concorrentes.

