Estadual de Stand Up Paddle em Corumbá promove integração com população
Abertura do Estadual de Stand Up Paddle e do Estadual de Canoagem, neste sábado, em Corumbá, foi marcada por um evento especial de integração entre competidores e a população corumbaense na prainha do Porto Geral. Batizado de “Vivência”, o encontro proporcionou a oportunidade divulgar as técnicas desse esporte que já tem muitos adeptos na cidade e em vários outros municípios de Mato Grosso do Sul.
As duas competições vão acontecer ao mesmo tempo no rio Paraguai. É a segunda etapa do Stand Up Paddle e terceira etapa do Estadual de Canoagem, promovidas pela Prefeitura de Corumbá em parceria com o 6º Distrito Naval, Associação Pantaneira de Stand Up Paddle (APSUP) e a Federação de Canoagem do Mato Grosso do Sul.
Marcelo Rebuá, presidente da Associação Pantaneira de Stand Up Paddle, disse que a ideia é levar essas competições para outras cidades do Estado e difundir um pouco mais a modalidade.
“Estamos tentando distribuir as etapas entre Aquidauana, Campo Grande e Corumbá e escolhemos Corumbá porque, na minha opinião, e acho que é opinião de muitos também, é o cenário perfeito para a competição. Porque no Pantanal Extremo (outra competição promovida com o apoio da Prefeitura) tivemos aqui os melhores atletas do país e a gente viu o potencial que tem pra se fazer uma prova aqui”, afirmou Rebuá.
Luiza Barros participou da Vivência com toda a sua família. O marido Jonas e dois filhos, o Pedro de três anos e Eduardo de seis anos. “Temos amigos que já praticam Stand Up e como sabem que gostamos de praticar esportes nos chamaram e resolvemos vir. Amamos a experiência, e o legal é que as crianças também podem praticar junto com a gente sentadinhos na prancha”, disse Luíza.
Já a vovó Reinalda Gomes levou o neto Pedro de nove anos, que já é fera no esporte. “Como ele adora esportes, sempre que têm essas vivências trago ele para participar”, declarou.
Para o prefeito Paulo Duarte, as chamadas Vivências reforçam o trabalho da Prefeitura no sentido de mobilizar as pessoas dos mais diversos cantos da cidade para a prática de esportes. “Muito bom esse tipo de encontro de famílias e todos querendo participar e saber mais desse esporte que acontece em perfeita sintonia com a natureza e aqui nós temos essa maravilha que é o nosso Pantanal, o rio Paraguai e isso casa perfeitamente”, comentou.
As provas acontecem esta tarde na prainha do Porto Geral em dois percursos de 4 km e 6 km, ambos no formato de upriver e downriver (subida e descida de rio).