Time de São José dos Pinhais vence Campeonato Brasileiro de Voleibol na Capital
A equipe paranaense derrotou o CRB de Alagoas por 3 sets a 2

O time de São José dos Pinhais é o grande campeão do 1° Campeonato Brasileiro Interclubes de Voleibol Sub-19 Masculino - Acesso B. A equipe paranaense derrotou o CRB (Clube de Regatas Brasil) de Alagoas por 3 sets a 2, na final disputada neste domingo (31), às 14h, no ginásio do Círculo Militar, em Campo Grande.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O torneio começou no dia 26 de agosto, com equipes de 15 estados brasileiros. O time de Campo Grande ficou em 9° lugar.
O 1° set começou com domínio paranaense. O São José dos Pinhais fechou em 25 a 18. Depois, o CRB reagiu e venceu o 2° set por 26 a 24, empatando a disputa. Já no 3° set, o time do Paraná voltou a comandar as ações e venceu novamente por 25 a 18.
Mas os alagoanos não se entregaram e venceram o 4° set por 25 a 21. Durante a parcial, o placar de Alagoas chegou a ser zerado porque um jogador não relacionado entrou em quadra, mas, ainda assim, a equipe manteve a vitória. Por fim, no 5° e último set, o time de São José dos Pinhais fechou o jogo em 15 a 11.
O técnico Alberto Montagnoli destacou a superação de seus atletas e falou sobre a vitória. “Já sabíamos que ia ser um jogo bem complicado hoje. A gente se preparou o máximo para marcar os dois principais atacantes deles, por mérito da equipe deles, não conseguimos, os meninos jogaram muito bem. A gente oscilou em alguns momentos ruins, mas enalteço o grupo que teve cabeça para sair dessa situação difícil e ganhar esse jogo e esse campeonato”, pontuou.

O central Cauê Henrique ressaltou a determinação da equipe. “Foi um jogo bem pegado, estávamos jogando contra uma equipe muito forte, mas desde o início a gente tinha uma coisa na cabeça, que era buscar o lugar mais alto do pódio e eles jogaram todos os sets muito bem jogados, mas a gente tinha muito em mente que era isso que a gente queria”, disse.
O levantador Henrique Corsi também admitiu que foi um jogo difícil. “Achei que foi um jogo bem difícil, a gente entrou com uma rotação mais baixa por conta do jogo de ontem, que foi muito cansativo. O time de lá jogou muito bem, só que podíamos ter jogado um pouco melhor, um pouco com mais vontade”, explicou.
Mesmo com a derrota, o CRB de Alagoas deixou uma boa impressão. O técnico Marcos Doves analisou a partida como um aprendizado.
“A gente pecou em alguns detalhes que poderiam ter feito a diferença no jogo. Mas, no contexto geral, o jogo foi muito bom e serve de aprendizado para a gente melhorar.”
O ponteiro do time, João Pedro Melo, destacou o equilíbrio da final. “Já esperávamos um jogão. Entramos para ganhar, mas sabendo que tinha um time muito bom para jogar contra a gente. Acho que foi um espetáculo, independentemente de quem tenha vencido, a gente deu o nosso melhor e, por alguns detalhes, o outro time foi superior”, afirmou.
Para o companheiro de quadra, Arthur Santos, que também é ponteiro e oposto, o torneio mostrou evolução.
“Eu acho que foi um bom jogo, que a gente conseguiu mostrar que somos capazes e que podemos conquistar muito mais. É aprendizado, foi um ótimo campeonato, acho que crescemos muito como equipe e o jogo de hoje só mostrou que a gente tem muito mais capacidade do que acreditamos”, analisou.
Vitrine - O presidente da AECGV (Associação Esportiva de Vôlei de Campo Grande), Samir Ismail, ressaltou a relevância do torneio para o desenvolvimento da base e explicou que esse campeonato serve como vitrine para os jogadores.
"Esta é a elite da categoria de base do Brasil. Nessa categoria, os dois primeiros sobem para a categoria principal. Já na categoria principal, os três primeiros vão para uma fase final em Saquarema. Isso é uma vitrine para as seleções brasileiras de base, para os atletas aparecerem e serem convocados”, finalizou.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.