Campo Grande sedia pela primeira vez Campeonato Brasileiro de Voleibol Sub-19
Torneio reúne equipes de 15 estados e marca a estreia do time de Mato Grosso do Sul

O CBI (Campeonato Brasileiro Interclubes) de Voleibol Sub-19 Masculino 2025 – Etapa Acesso B acontece em Campo Grande de 26 a 31 de agosto. A Capital sedia o evento pela primeira vez. As disputas ocorrem no Círculo Militar, no bairro Amambaí, com entrada gratuita.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Campo Grande sedia pela primeira vez o Campeonato Brasileiro Interclubes de Voleibol Sub-19 Masculino, de 26 a 31 de agosto. O evento, que acontece no Círculo Militar, bairro Amambaí, com entrada gratuita, reúne 14 equipes de diferentes estados e marca a estreia do time sul-mato-grossense. A competição é vista como um incentivo à base do esporte na região e uma oportunidade para jovens atletas. A busca pela profissionalização e o alto nível da competição são destacados por jogadores e treinadores. A união das equipes, a importância da maturidade emocional e os desafios enfrentados pelos atletas são temas recorrentes. A treinadora Jeide Rudgeri, com 30 anos de experiência no vôlei, ressalta a presença de atletas do Centro-Oeste na seleção, mas lamenta a falta de incentivo ao esporte na região. As partidas são transmitidas ao vivo pelo canal da AECGV.
O presidente da AECGV (Associação Esportiva de Vôlei de Campo Grande), Samir Ismail Talleh, de 48 anos, celebra o fato de sediar pela primeira vez um campeonato dessa magnitude. Segundo ele, o Estado buscava esse espaço há anos. “A maior dificuldade é a confiança da CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) para trazer um evento desse. Mas como já estamos participando há dois anos dos campeonatos brasileiros, tanto no feminino quanto no masculino, conseguimos”, disse.
Para o dirigente, receber o CBI também é uma oportunidade de fomentar o trabalho da base do voleibol na região. “Vão ter novos atletas observando o nível, começando a gostar do cenário do voleibol. Acho que só tem a evoluir”, afirma.
Clubes de diversos estados participam do torneio. O técnico do Fortaleza, Thiago Rodrigues, 43 anos, destacou a preparação intensa da equipe, com treinos em dois ou três turnos. Ele afirma que a maturidade emocional e mental é tão importante quanto a técnica. “Nosso objetivo é ajudar os jovens a realizarem seus sonhos de profissionalização”, pontua.
O capitão da equipe, Elias Isidio Monteiro Neto, de 17 anos, expressa grande expectativa para a competição. “É um campeonato muito bom, um nível muito alto. É uma competição que quem erra menos, ganha. Então serve muito como aprendizado.” Elias começou a jogar vôlei aos 14 anos e já tem como meta se profissionalizar.
Para ele, a união dentro e fora de quadra também é essencial. “No nosso time, a gente se entende muito, sempre está junto. Então, ‘capitão’ é só nome mesmo. Não tem muito o que eu preciso fazer. Eu só organizo, chamo a atenção de alguns meninos, mas fora isso a gente se diverte”, explica.
O torneio também reúne nomes experientes. Jeide Rudgeri, de 47 anos, trabalha com voleibol há 30 anos e é técnica do CAMV Sports (GO) há 10. Ela ressalta a presença de atletas do Centro-Oeste na seleção brasileira e elogia a recepção em Campo Grande.
Mesmo assim, a treinadora lamenta a falta de incentivo ao esporte na região. “A gente não está carente só de esporte. Está carente de educação, de respeito, de querer mais, de saber até onde essa geração vai. E os meninos estão vindo muito fortes. Pelo menos para os meninos que eu trabalho, a gente ensina valores. Isso é muito importante”, afirma.
O jogador do CAMV, Luca Cordeiro Alves, de 18 anos, participa pela segunda vez do Campeonato Brasileiro. Ele relata ansiedade e grandes expectativas para o torneio, confiante no entrosamento da equipe e nos treinos diários. Luca destaca o confronto contra o São José dos Pinhais como o mais difícil da chave.
“A ansiedade sempre vem forte. Mas temos grandes expectativas nesse campeonato. O time está encaixado, estamos treinando bastante diariamente. Creio que todos nós queremos ser finalistas e alcançar o pódio”, afirma o atleta, que comemorou vitória de dois a um no jogo anterior.
Entre as 14 equipes de outros estados, o evento marca também a estreia do time de Mato Grosso do Sul, nesta quarta-feira (27), às 18h30. As partidas são transmitidas ao vivo pelo canal da AECGV.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.