Em reforma, Castelinho de Ponta Porã será transformado em museu
Construção está passando por reformas com investimento de R$ 4,3 milhões do Governo do Estado
Finalizado em 1930, o Castelinho de Ponta Porã, uma das obras icônicas do Estado, está passando por reformas para ser transformado em um museu da história da fronteira. Para fazer toda a restauração necessária, R$ 4,3 milhões estão sendo investidos pelo Governo do Estado.
Localizado próximo à antiga estação ferroviária Noroeste do Brasil, o castelinho já foi sede do governo do Território de Ponta Porã, abrigou a cadeia pública e também o quartel da Polícia Militar.
Já em 1990, todo o espaço deixou de ser utilizado e foi se tornando uma parte menos viva da história. Com objetivo de restaurar a energia de quando a construção possuía função importante, o projeto de restauração quer dar um novo caminho para o Castelinho.
Envolvendo manutenção de elementos arquitetônicos originais, reparação de danos causados pelo tempo e melhorias para suprir segurança e acessibilidade, a obra já está em andamento.
Hoje, pouco mais de 12% da obra foi executada, sendo de responsabilidade do Estúdio Sarasá, contratada pela Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul) e Seilog (Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística) após licitação.
Após avaliação do estado do prédio, hoje, o serviço se empenha na limpeza e produção de ornamentos para a fachada.
Algumas molduras e silhuetas, assim como demolições controladas, obras nas paredes e reforço das estruturas da fundação também estão em execução.
No processo de restauração, há também neutralização com água de cal, preparo manual e envasamento de argamassa, além da recomposição de revestimento em pano liso.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).