Atrás das grades, imaginação de detentos é transformada em artesanato
Parceria entre a Agepen e a Fundação de Cultura criou o projeto “Artesania”
Parceria entre a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e a FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) tem permitido que a imaginação se transforme mesmo atrás das grades. Através de cursos, os internos aprendem sobre artesanato regional e ainda ganham a possibilidade de se profissionalizarem.
Parte do projeto "Artesania", as atividades são coordenadas pela Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da Fundação de Cultura. Conforme a organização, o objetivo principal é a profissionalização e a geração de renda, possibilitando que o artesanato se torne uma atividade principal ou complementar para os participantes.
Recentemente, dez internas do Estabelecimento Penal Feminino "Irmã Irma Zorzi", na Capital, foram capacitadas na "Oficina de Modelagem em Argila - Fauna do Pantanal", um curso que totalizou 40 horas de aula. O treinamento abrangeu as etapas de modelagem e pintura, resultando na criação de peças representando diversos animais da fauna pantaneira, como araras, jacarés, onças-pintadas, entre outros.
No Estabelecimento Penal Feminino de São Gabriel do Oeste, as artesãs Magali Ono e Janaina Baassi Gaffuri ministraram a oficina de "Acessórios em Sementes e Macramê" com duração de 40 horas/aula. Durante o curso, as reeducandas aprenderam a confeccionar colares, pulseiras e outros acessórios, com ênfase na cultura e nas riquezas de Mato Grosso do Sul.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.