Inteligência artificial faz Manoel de Barros levantar e ver ave voar
Vídeo rápido criado com tecnologia tem sido compartilhado nas redes sociais
Depois de anos sentado em seu sofá na Avenida Afonso Pena, Manoel de Barros ganhou o "poder" de levantar e ver um passarinho o acompanhar. A cena é retratada em um vídeo que está circulando pelas redes sociais, criado por I.A (inteligência artificial), a partir dos comandos do empreendedor Múcio Marinho.
O registro rápido se trata de uma "animação" produzida com a ferramenta Kling AI 1.5. Em sua plataforma, a ferramenta se identifica como um modo de produzir "visuais em nível cinematográfico". Mas, como visto no vídeo de Manoel, a qualidade é limitada.
Interessado nas possibilidades geradas pela I.A, Múcio explica que produziu um vídeo por diversão e, também, para aprender a utilizar a ferramenta que elabora produtos visuais.
"Como trabalho na área da tecnologia e sou interessado pela evolução da I.A, fico acompanhando os novos sistemas e programas que vão surgindo. Sempre projeto coisas por hobby e também fiquei interessado em entender como a arte está sendo vinculada à inteligência artificial", comenta o empreendedor.
Para além do vídeo, a estátua de Manoel já gerou muita discussão. Isso porque após sua instalação, teve o pé arrancado e precisou de uma reforma, que ocorreu em março de 2024.
Inicialmente, a obra foi inaugurada em 2017, em celebração ao centenário do poeta, e foi produzida pelo artista Ique Woitschach.
Inclusive, sobre a ideia de "levantar" o poeta, Ique relata que chegou a se emocionar após ver o registro. "Acho isso maravilhoso porque, no caso do Manoel, foi uma surpresa muito boa. Me impactou porque é a escultura que ganha vida e tem o movimento com o passarinho".
Aos olhos do artista, essa é mais uma forma de perpetuar Manoel e repassar suas heranças culturais. "Espero ver mais coisas assim, é realmente um ganho para nós que tentamos movimentar. Manoel é uma pessoa extremamente importante para a cultura de MS, do Brasil".
Campo Grande ganhando vida
Retornando às "invenções" com I.A, além de ter "dado vida" a Manoel, Múcio também animou outros pontos importantes de Campo Grande, como o monumento do sobá. A seleção veio após o empreendedor conhecer a tecnologia ao ver cenários e quadros famosos mundialmente. Então, para treinar, quis destacar Mato Grosso do Sul.
"Os resultados que vemos agora, mostram que a evolução tem sido muito rápida. Ainda têm melhorias a serem feitas, mas é algo que surpreende. Isso que fiz é algo relativamente simples de fazer, mas não estávamos preparados para ver uma evolução assim", completa o empreendedor.
(*) Texto atualizado às 14h31 para inserção de informações.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.