ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, SEGUNDA  08    CAMPO GRANDE 28º

Artes

Morre Flynt, pioneiro do rap em Mato Grosso do Sul e voz da Falange da Rima

No dia 11 de setembro o primeiro EP do grupo completa 24 anos

Por Ângela Kempfer e Clara Farias | 08/09/2025 14:39
Morre Flynt, pioneiro do rap em Mato Grosso do Sul e voz da Falange da Rima
Flynt cantando em show (Foto: Elio Angelo)

O hip-hop de Mato Grosso do Sul perdeu uma de suas figuras mais importantes: Flynt, rapper, compositor, artesão e cartazista, integrante do grupo Falange da Rima. Há mais de duas décadas, ele foi um dos responsáveis por consolidar a cultura de rua no Estado.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O rapper Flynt, pioneiro do hip-hop em Mato Grosso do Sul e membro do grupo Falange da Rima, faleceu deixando um importante legado para a cultura de rua do estado. Sua trajetória artística começou nos anos 1980, quando dançava breaking nas ruas de Campo Grande como integrante da crew Break Violento Cultura de Rua. No final dos anos 1990, fundou a Falange da Rima, grupo que se tornou referência regional com letras críticas. O primeiro EP da banda, "Mariposa Assassina", lançado há 24 anos, abriu caminho para o rap sul-mato-grossense e incluiu sucessos como "Circo dos Horrores" e "Caminhos Tortos".

Amigos lembram que André Luiz Monteiro Aguirres, de 53 anos, conhecido como Flynt iniciou a caminhada artística nos anos 1980, dançando breaking nas ruas e clubes de Campo Grande. Também ajudou a projetar o bairro José Abrão como berço do hip-hop campo-grandense. Já no fim da década de 1990, fundou a Falange da Rima, grupo que se tornaria referência em Mato Grosso do Sul com letras de forte postura crítica. Atualmente, a formação conta com Jhon Geral, Mano Cley e DJ Magão.

Nesta quinta-feira, 11 de setembro, a Falange completa 24 anos do lançamento do primeiro EP, intitulado “Mariposa Assassina” (2001). O trabalho, que abriu caminho para o rap sul-mato-grossense, reuniu seis faixas: “Intro”, “Circo dos Horrores”, “Mais um da plateia”, “Abrakadabra”, “Aquem possa enteressar (sic)” e “Quem nunca sonhou”.

Morre Flynt, pioneiro do rap em Mato Grosso do Sul e voz da Falange da Rima
Grupo Falange da Rima em frente a Esplanada Ferroviária (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

O grupo ainda lançou o CD Esquadrão Mariposa (2013) e o single Oração da Serenidade (2019), reforçando sua relevância no cenário musical.

Em nota, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul lamentou a morte do artista e destacou sua contribuição para a cena cultural: “O hip-hop sul-mato-grossense e brasileiro perdem hoje um gigante da Old School, cuja presença marcante, talento e energia foram fundamentais para a construção da nossa cena cultural”.

Ao Campo Grande News, um dos amigos e companheiro de grupo do Flynt contou que o rapper sofria de diabetes e pressão alta. Na manhã desta segunda-feira (8), André Luiz morreu em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Ainda não há informações sobre o velório.

Morre Flynt, pioneiro do rap em Mato Grosso do Sul e voz da Falange da Rima
Flynt e John Geral (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

Altino John Geral, do grupo Falange da Rima, lamentou a perda do rapper. “Eu o conheço há uns 25 anos. Ficamos amigos na Kresh Street Shop, onde toda a galera que curtia rap naquela época se reunia. Logo depois, ele se mudou para o Tiradentes, bairro onde eu morava, e começamos a andar juntos com muita frequência”, lembrou.

Segundo Altino, os dois tinham muitos gostos em comum, entre eles a música. Com a influência de Flynt, ele passou a compor. “Eu fiz a música Menos um Guerreiro (que está no disco Esquadrão Mariposa, do Falange da Rima) e ele me convidou para fazer parte do grupo, no qual já estou há 18 anos”, detalhou.

“Flynt me ensinou muito do que sei e sou muito grato e feliz por ter tido a honra de viver todos esses anos com o Falange da Rima, onde nós nos tratamos como irmãos. O Falange da Rima é nossa família”, finalizou John.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.