ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 25º

Artes

No Dia do Cinema Nacional, relembre curtas regionais lançados este ano

Lei Aldir Blans, de incentivo à cultura foi grande responsável pela quantidade de produções este ano

Lucas Mamédio | 19/06/2021 10:20
"Cinzas no Pantanal" é o curta em stop motion que, pelo papel, brinca com a delicadeza e perenidade da natureza (Foto: Bruna Barbosa)
"Cinzas no Pantanal" é o curta em stop motion que, pelo papel, brinca com a delicadeza e perenidade da natureza (Foto: Bruna Barbosa)

Por conta da pandemia, apenas dois cinemas de Cinemas de Campo Grande permanecem abertos e com poucos filmes em cartaz. A tradicional programação do Dia do Cinema Nacional, celebrado hoje, 19 de junho, vai ficar para a próxima.

Mas não se exaspere, o Lado B lista aqui algumas produções locais de curtas-metragens que, afinal, também são produções cinematográficas nacionais. Todos os curtas foram financiados pela Lei Aldir Blanc.

Coroa do Corona

"Já se perguntou como o "Corona" conseguiu ser tão bem sucedido em sua área?" É essa pergunta que move a mente criativa e bem-humorada de Yuri Taves, humorista e youtuber, que escreveu e dirigiu o curta-metragem "Coroa do Corona", que ironiza algumas medidas atrapalhadas de governantes e o comportamento das pessoas perante a essas medidas.


 Encruzilhada de Estória

A relação de fé e devoção de religiões afro descendentes da população de Corumbá e Ladário é o tema de uma web-série de curta metragens intitulado “Encruzilhada de Estórias”. O objetivo é criar registros sobre essas manifestações, muitas vezes apagadas na história por falta do registro histórico. Assista a um dos curtas


Solar Arte e Cura

A artista plástica Bruna Zanardo, de 29 anos, lançou, por meio da lei de incentivo cultural Aldir Blanc, um curta-metragem, o “Solar Arte e Cura” onde explora seu processo de autoconhecimento após se encontrar como artista.


Embrujos de España – Memórias

O grupo Embrujos de España, que mantém viva a cultura espanhola no Estado por meio da dança acaba de lançar o documentário "Embrujos de España – Memórias", com duração de 45 minutos. O filme está no canal do YouTube da idealizadora e fundadora do grupo, Maria Helena Pettengill.


Rumor de Estrelas

O músico, escritor e agora diretor, João Benitez, lançou um curta-metragem baseado em um microconto premiado, também escrito por ele. O projeto, denominado "Rumor de Estrelas".


5 Tempos

Um documentário produzido por meio da lei de incentivo à cultura Aldir Blanc, produzido e dirigido pela respeitada fotógrafa Elis Regina se propôs a debater a distorção da percepção do tempo na vida de cinco mulheres durante a pandemia. O documentário 5 Tempos é uma breve investigação das impressões e sensações sobre a percepção do tempo, espaço e da memória de 5 mulheres.


Cinzas do Pantanal

Para passar uma mensagem de conscientização e preservação ambiental do Pantanal sul-mato-grossense, a arte milenar da dobradura de papel – origami – transformou a fauna e flora do bioma pantaneiro em personagens de um curta-metragem feito em stop motion (técnica de animação quadro-a-quadro) que não somente brilham os olhos de quem assiste, mas com graciosidade e seriedade ressalta que a natura ainda arte em chamas. Veja no YouTube.

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias