ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 24º

Comportamento

Com plantas em todo canto, passarinhada rola até no quintal

Bióloga e ornitóloga, Maiara Vissoto criou mini guia para mostrar quais plantas e árvores nativas atraem aves

Por Aletheya Alves | 26/03/2024 07:06
Simone Mamede e Maiara durante observação de pássaros. (Foto: Maristela Benites)
Simone Mamede e Maiara durante observação de pássaros. (Foto: Maristela Benites)

O gosto pela natureza levou a bióloga Maiara Vissoto a se aproximar da observação de aves e, quando fez sua graduação, não imaginava que anos depois produziria um guia para mostrar que árvores frutíferas e plantas nativas podem trazer cantos variados para praças, jardins e parques. Esse é mais um modo de repensar o contato com a natureza no meio da cidade, já que enquanto as famílias tomam tereré ou conversam nas calçadas de casa, a passarinhada pode ser no quintal.

No último sábado (23), um grupo com cerca de 50 pessoas fizeram uma passarinhada com o mini guia de Maiara em mãos no Bosque da Paz, espaço verde que é o "quintal" dos moradores do Carandá Bosque. Novos eventos para a divulgação serão realizados, mas em breve o texto poderá ser acessado online.

Antes mesmo de pensar sobre a profissão, Maiara explica que estar em contato com a natureza é algo que traz leveza. Com isso em mente, tanto seu trabalho quanto a observação de pássaros fazem com que ela se aproxime disso.

Mas, para chegar ao cenário atual, a ornitóloga relata que foi no final da graduação de Biologia que o interesse por aves cresceu graças às disciplinas de ecologia e zoologia. “Depois do meu Trabalho de Conclusão de Curso fui me especializando em aves frugívoras, que agrupa as aves que consomem frutos e podem contribuir na regeneração de áreas naturais”.

Cristiane, uma das participantes da passarinhada, com o mini guia. (Foto: Noêmia Camy de Araújo Bittencourt)
Cristiane, uma das participantes da passarinhada, com o mini guia. (Foto: Noêmia Camy de Araújo Bittencourt)
Mini guia conta com imagem e descrição relacionada às aves. (Foto: Arquivo pessoal)
Mini guia conta com imagem e descrição relacionada às aves. (Foto: Arquivo pessoal)

Depois de já formada, a bióloga começou a fazer passarinhadas sozinha e também em grupo, muitas vezes em fragmentos de mata nas florestas de araucária e em campo aberto nos pampas. “Nesse meio tempo fui conhecendo pessoas incríveis e mantenho contato até hoje”, diz.

Especificamente sobre o mini guia, a ideia veio a partir de seu doutorado, ao escrever um capítulo para livro que foi aceito e será publicado pela editora Springer (especializada em publicações de artigos e livros no meio científico).

“O mini guia vem com a ideia de pessoas que gostam de observar aves em seus jardins e isso pode ser possível quando cultivamos recursos alimentares e, melhor ainda, quando são nativos, quando eles têm a cara do Cerrado”, introduz Maiara.

Nele, para cada espécie de planta nativa há a descrição de aves que foram vistas consumindo os frutos. “Nós colocamos algumas informações também sobre a planta, por exemplo, o período de frutificação, assim se você cultivar uma diversidade de plantas que frutificam no verão e outras no inverno, tem mais garantia de receber visitas por pássaros ao longo do ano”.

Ainda sobre o assunto, a ideia é mostrar o tamanho dos frutos e qual altura a planta pode atingir para que a pessoa saiba qual espécie seria mais adequada para cultivar e em qual espaço do jardim.

Capa da versão impressa do mini guia de plantas nativas atrativas para avifauna. (Foto: Arquivo pessoal)
Capa da versão impressa do mini guia de plantas nativas atrativas para avifauna. (Foto: Arquivo pessoal)

No texto citado por ela sobre o capítulo de livro, Maiara fala sobre as interações entre frutos e animais frugívoros em áreas urbanas de regiões tropicais. “Li muitos artigos para escrever esse capítulo e alguns me trouxeram informações bem interessantes sobre iniciativas de jardinagem para mimetizar áreas naturais. O termo em inglês é ‘ecomimicry’, e é uma iniciativa que traz essa ideia de conservar a complexidade da vegetação de áreas naturais e plantas nativas para dentro da cidade, para dentro dos jardins, nas praças e parques”.

Exemplificando, a ornitóloga defende que a proximidade dessas aves em um espaço amigável na cidade traria inúmeros benefícios.

“Então para moradores que gostam de chegar do trabalho, tomar um tereré, ou só descansar e contemplar o jardim, como seria incrível ter esse espaço sendo amigável para receber visitas de aves frugívoras e poder observá-las, elas costumam apresentar cores lindas, tem melodias bonitas nos seus cantos”, descreve.

Durante o doutorado, um dos projetos foi apoiado pela The Rufford Foundation, que financia projetos de conservação em países em desenvolvimento. O apoio de custo foi direcionado durante o trabalho de campo e a coleta de dados, permitindo que o mini guia se tornasse realidade.

Para acompanhar as próximas divulgações, a dica é ficar de olho no perfil do Instagram @vempassarinharms.

Débora Yogui, e o seu filho Martim Yogui de Oliveira. (Foto: Miguel Angel S. Aguilar)
Débora Yogui, e o seu filho Martim Yogui de Oliveira. (Foto: Miguel Angel S. Aguilar)

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias