ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUINTA  04    CAMPO GRANDE 22º

Comportamento

Mãe lança livro para abraçar quem já perdeu alguém para o suicídio

Através da obra, jornalista espera ajudar outras pessoas e falar abertamente sobre a depressão

Por Jéssica Fernandes | 02/07/2024 07:23
Marília Adrien segura foto de Daniella durante entrevista ao Campo Grande News em 2021. (Foto: Arquivo/ Marcos Maluf)
Marília Adrien segura foto de Daniella durante entrevista ao Campo Grande News em 2021. (Foto: Arquivo/ Marcos Maluf)

“Luto não tem tempo. Eu venho bem porque tenho muita fé”, diz Marília Adrien de Castro, de 69 anos. Em maio de 2021, ela perdeu a filha Daniella de Castro de Nascimento, que cometeu suicídio, aos 47 anos. Neste mês, a jornalista lança o livro que mescla a biografia da médica veterinária com uma mensagem voltada às pessoas enlutadas e também aquelas que têm transtornos psicológicos, como depressão.

O ‘Olhar de Daniella’ começou a ser escrito no final de 2021 e levou dois anos e meio para ser concluído. Nesse tempo, Marília conta que poder ajudar pessoas que passaram e ainda passam por situações como a dela foi o que a moveu no processo.

“Eu fiz o livro de autoajuda mesclado com autobiografia porque o que me interessa é ajudar as pessoas com depressão que perderam o filho como eu perdi. Eu tenho tido um feedback bacana no sentido de sentir que as pessoas podem ajudar [as outras]”, comenta.

Livro 'O Olhar de Daniella' está disponível para público no formato físico e online. (Foto: Arquivo pessoal)
Livro 'O Olhar de Daniella' está disponível para público no formato físico e online. (Foto: Arquivo pessoal)

Enquanto escritora, Marília procurou falar da filha a partir de outra perspectiva. Na obra, a própria jornalista se coloca em uma posição diferente para além de mãe. “Eu fiz vendo a Dani como outro personagem, então consegui trabalhar o livro. [...] Sempre com o olhar voltado pro outro, mas eu estou ali”, explica.

A principal proposta, segundo a jornalista, é trazer ao público o tema pouco conversado e que carrega estigma social. O suicídio é algo que Marília aborda de forma aberta e sincera usando a história da Daniella como exemplo.  “O livro começo com a Dani de quando começou um certo desvio que foi na adolescência. Era quando ela não aceitava o próprio corpo apesar de lindíssima”, fala.

“O Olhar de Daniella” dialoga com o leitor em diferentes abordagens da depressão visando entendimento biopsicossocial já que o o suicídio é uma ocorrência complexa e influenciada por fatores psicológicos, biológicos, sociais e culturais.

Nos últimos dois anos e meio, Marília pesquisou e encontrou dados impactantes que serviram para compor a obra, sendo um deles as estatísticas que colocam jovens de 15 a 16 anos no grupo principal de suicídio a nível mundial.

Para indicar o caminho para aqueles que precisam de ajuda, a escritora criou um capítulo ‘Procure Ajuda’ onde é possível conferir de que forma procurar auxílio. “Quem ler vai começar a ter um olhar interno, de observar mais”, explica.

Além da autoanálise, Marília espera que os leitores desenvolvam um olhar ao próximo. “Eu quero com esse livro ampliar e não negar a visão de que o outro ao seu lado pode estar deprimido. Você pode ter esse olhar de ajudar”, reforça.

Suicídio - Daniella se despediu da vida em maio de 2021 deixando dois filhos. A médica veterinária tinha síndrome do pânico e realizava tratamento. “Ela sempre fez cirurgia, mas começou a sentir medo, chorava e tremia. Era muita ansiedade, angústia no peito e a doença foi se agravando, porque os remédios não faziam efeito. Ela tomava e começava a se sentir mal”, disse Marília em entrevista ao Campo Grande News em 2021.

Três anos depois do fato, a jornalista afirma que o luto não passa e é sempre um dia de cada vez. “Eu sei que tenho uma força porque penso muito na vida e tenho as crianças que me movem”, completa.

Os interessados em adquirir o livro ‘O Olhar de Daniella’ podem entrar em contato com a jornalista  (67) 99613-7695. O valor do livro é R$ 50 e está disponível no formato online e físico.

Ajuda - Nem sempre é fácil tratar o assunto, falando da gravidade do problema, sem aprofundar na prática do suicídio. Mas precisamos falar sobre, dialogar é prevenir. Em Campo Grande, o Grupo Amor Vida (GAV) presta um serviço gratuito de apoio emocional a pessoas em crise através do 0800 750 5554, sem identificador de chamadas. Ligue sempre que precisar!

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias