Festival terá arte 15 horas por dia e barco para hospedar turistas
Hotéis, tanto do lado brasileiro quanto na fronteira, já estão lotados e opção será ficar em barcos
O Festival América do Sul, que acontece entre os dias 9 e 12 de novembro, em Corumbá, terá 15 horas de programação diária com teatro, circo, arte de rua, dança, além das atrações musicais. São mais de 500 pessoas envolvidas diretamente com a organização do evento, que deve receber 140 mil pessoas durante os quatro dias de festival, para curtir mais de 120 atrações.
O Festival este ano celebra a biodiversidade do Pantanal e chama atenção para a preservação e valorização do Bioma. Outro traço marcante da edição é a integração com os os países de fronteira com o Estado.
Neguinho da Beija-Flor, Frejat, Criolo, Amado Batista e Rita Benneditto são algumas das atrações confirmadas. A abertura ficará por conta do cortejo do grupo de dança boliviano Diablada de Oruro, símbolo do Carnaval da Bolívia. O grupo usa fantasias ornamentadas que chegam a pesar 30 quilos, e promete uma apresentação "diferenciada".
Faltando pouco mais de uma semana, o município de Corumbá, distante 419 quilômetros da Capital, que vai sediar o evento, está com ocupação total nos hotéis. Quem deixou para se organizar de última hora terá que recorrer aos leitos improvisados e se hospedar em barcos.
"A rede hoteleira, tanto do Brasil quanto da Bolívia, será totalmente ocupada. Barcos já estão sendo ancorados no porto e não vão servir como passeio, e sim como hotel, pra servir de apoio", destacou o titular da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), Marcelo Miranda.
A cultura tem um papel importante para fomentar a troca de experiências, movimentar a economia e aproximar o Estado da fronteira, conforme destacou o Governador do Estado, Eduardo Riedel (PSDB), durante a coletiva de lançamento do Festival.
O governador ainda ressaltou que o Estado vive um momento muito forte de integração, principalmente com Paraguai, Chile e Argentina, por conta da Rota Bioceânica. "E a cultura tem um papel fundamental nesse processo", completou. "Vou para Corumbá dia 9, não tem mais hotel, vou dormir num barco", finalizou o governador.
O festival traz tudo isso. Não só uma expressão cultural, como também a valorização desse bioma. A gente tem que valorizar esse turismo regional", destacou o governador do Estado, Eduardo Riedel (PSDB), durante a coletiva de lançamento do Festival.
Pavilhão dos Países - Durante todo o festival, serão expostas e comercializadas peças artesanais do Estado de Mato Grosso do Sul, dos países Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Equador, Peru, Uruguai e Venezuela. Também serão ministradas oficinas de artesanato da técnica de modelagem, utilizando o Pantanal como referência na confecção das peças.
Programação
Sábado (9 de novembro)
- 09h - Show de Palhaçaria com Yoyo Sebas-tian Godoy, da Argentina
- 15h - Espetáculo de Dança "Be a Bach"
- 17h30 - Show de Mímica "Rapshody" com Hugo Soares
- 18h - "Fronteiras/Fracas" - Clowns de Shakespe-are, da Companhia do Rio Grande do Norte e Teatro de Los Andes, da Bolívia
- 19h30 - Cortejo de Abertura com a Diablada de Oruro, dança tradicional da Bolívia
Sexta-feira (10 de novembro)
- 19h - Apresentação da cantora Tete Espíndola com a Orquestra do Pantanal
- 19h - Lucas Gomes, de São Paulo, no Casarão Cultural
- 01h30 - Apresentação de Moral Distraída, do Chile, no Palco do Porto
Sábado (11 de novembro)
- Terá espetáculo circense, Orquestra Indígena e Orquestra de Câmara de Santa Cruz, da Bolívia, e trações circenses ao longo do dia
- A partir das 14h à meia-noite, Batalha de Break, MCS, ADL, Forid e Reilow no Palco do Porto
- 18h - Luiz Meira, de Santa Catarina, e Vanessa Moreno, de São Paulo, no Palco do Casarão Cultural
- 20h30 - Espetáculo "Asesinato en Besito Nigth Club", com o grupo Brujula Teatro no Bar da Кah
Domingo (12 de novembro)
- 09h - Apresentação do Coro Lírico Cant'arte e Orquestra Sinfônica de Campo Grande, na Catedral Erudita
- 16h - Apresentação de Papi Galan Trio, na Catedral Erudita
- 16h - Sebastian Godoy
- 17h30 - Grupo de Dança e Canto da Cultura Popular Flor Ribeirinha (MT) no Palco do Porto, seguido dos músicos bolivianos Alejandro e Rodrigo Huanca
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.