Live traz contação de histórias de assombração para crianças
“Edu brincante conta histórias de assombrar” será exibidido a partir das 19h no Youtube
Para quem gosta de susto, o curta-metragem “Edu brincante conta histórias de assombrar”, é exibido hoje (23) às 19h, pelo canal do Youtube do artista. Os contos e cantigas populares trazem criaturas mitológicas e personagens lendários para as histórias de assombração e mistério. Mas o objetivo é também criar reflexões sobre a condição humana, e encorajar a enfrentar a vida com mais coragem e sabedoria. Quem não conseguir ver a live hoje, poderá assistir a gravação que ficará disponível no canal.
As histórias são contadas por Edu Brincante, personagem do artista-educador Eduardo Alcântara. “Eu quando era criança sempre fui fascinado por tudo que era de medo, tudo que era assombroso, mesmo que eu tinha pesadelo, aquilo me fascinava muito. E quando comecei a trabalhar em escolas, vi que muitas crianças também adoram coisas que dão medo”, explica sobre o processo criativo.
A temática, de acordo com Eduardo, chega a ser um pouco polêmica. “Esses personagens muitas vezes não são vistos com bons olhos. Mas para mim é muito importante, faz parte a minha infância, essas superstições. Minha avó sempre me falava para não assobiar para não atrair o saci. Eu quero resgatar essas coisas, quero que as crianças ainda tenham acesso. E também acredito que histórias de medo também servem para trazer lições de coragem, de superação”, expressa.
O espetáculo acontece de maneira lúdica. Os contos de assombrar trazem cenas com músicas, poesia, bonecos e adereços que encantam crianças de todas as idades. Os personagens exaltam a cultura popular brasileira, como o bicho papão e as sereias.
Serão três atos. No primeiro, será contada a história “A lenda do Quibungo”, um papão peludo com uma boca enorme nas costas, que não contava com a astúcia do menino Gunda. No segundo, “O mistério da fruta amarela”, que traz à cena um conto em que vários animais da floresta resolvem ir a uma festa, mas no meio do caminho entram em apuros quando encontram uma bruxa malvada que mora dentro do rio. E no último ato será apresentada a questão ao público: “Será que sereias existem de verdade?”. A lenda assombra pescadores, que temem ouvir o canto da sereia e assim serem levados para o fundo das águas e nunca mais voltar. Edu estará acompanhado sempre do seu amigo Saci na hora de contar histórias.
As cantoras Lilian Caramuja e Lauane Ferraz fazem uma participação especial. O curta-metragem tem a assistência de produção e plasticidade de cenários e adereços do artista visual Luiz Carvalho, bonecos de Driely Alves e Ateliê Ramona Rodrigues, gravação e edição por Gigio Neves, fotos e making of por Higor Maranho e Luiz Carvalho, roteiro de Laís Toledo, direção, atuação e produção executiva de Eduardo Alcântara. A produção tem ainda o apoio da Casa de Ensaio e é realizada com recursos da Lei Aldir Blanc.