Barcaças com minério indicam que nível do Rio Paraguai está subindo
Registro fotográfico mostra comboio de 16 barcaças passando no meio da construção da Rota Bioceânica
O nível do Rio Paraguai tem aumentado pouco a pouco e, consequentemente, melhorado a navegabilidade.
RESUMO
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O nível do Rio Paraguai tem aumentado, melhorando a navegabilidade, com registros de comboios de barcaças carregadas de minério. Atualmente, o nível está em 2,13 metros em Porto Murtinho, comparado a 77 centímetros no ano anterior, que enfrentou a pior seca em mais de um século. A construção da Ponte Bioceânica entre Porto Murtinho e Carmello Peralta está em andamento, com 64% de conclusão e previsão de investimento de R$ 472,4 milhões, com a finalização do principal pilar prevista para janeiro e a instalação do trem de avanço começando em fevereiro.
Prova disso é que um registro feito pelo fotógrafo Toninho Ruiz, que mostrou comboio de 16 barcaças carregadas de minério, sendo empurradas por um rebocador com bandeira paraguaia, vindo de Corumbá. Elas passavam pelo meio da construção da ponte da Rota Bioceânica.
Conforme a Sala de Situação da Imasul (Instituto Estadual de Meio Ambiente), o nível do Rio Paraguai, medido pela régua de Porto Murtinho, está com 2,13 metros. A faixa de normalidade é entre 600 e 750 centímetros.
Pela régua de Ladário, o nível está em 1,21 metro. No momento, não estão em estado de alerta para estiagem.
No dia 5 de novembro do ano passado, o nível do Rio Paraguai estava mais crítico, na estação de Ladário, estava marcando – 32 centímetros; em Porto Esperança, - 108 centímetros; e em Porto Murtinho, 77 centímetros.
No ano passado, o Rio Paraguai estava vivendo a pior seca de mais de 100 anos. O secretário da Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, disse em entrevista no mês de novembro que acredita que a Bacia do Rio Paraguai volte ao normal a partir de 2026.
Ponte Bioceânica – Trabalhadores já voltaram a operar na construção da Ponte Bioceânica, que irá ligar Porto Murtinho à cidade paraguaia Carmello Peralta.
No fim do ano passado, a obra atingiu 64% de sua conclusão. A obra entrará em uma nova fase a partir deste ano com a preparação para a edificação do trecho suspenso entre o Brasil e o Paraguai.
Em janeiro a obra retorna com a conclusão do principal pilar, que deve atingir 30 metros de altura. A partir de fevereiro está previsto o início da instalação do trem de avance, por onde passarão os cabos que darão sustentação a ponte. Materiais como luvas e cabos necessários já foram entregues.
A obra será viabilizada pela União e terá o investimento de R$ 472,4 milhões, prevista para um prazo de 26 meses. O Consórcio PYBRA é responsável pela construção da ponte, que é financiada pela Itaipu Binacional.
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