Bombeiros jogam água em sucuri para protegê-la de incêndio no Pantanal
Animal estava em fazenda de Corumbá, durante incêndio de grandes proporções combatido pelos militares
Sucuri conseguiu se salvar de incêndio de grandes proporções no Pantanal de Mato Grosso do Sul, nesta quinta-feira (14), com ajuda de bombeiros militares, que jogaram água para que resistisse ao calor das chamas. Os agentes encontraram o espécime enquanto controlavam fogo em fazenda no município de Corumbá, distante 428 quilômetros de Campo Grande.
De acordo com o órgão, os focos principais foram registrados na região da Fazenda Olho de Boneca, no Nabileque, por volta das 20h30. O incêndio nesta propriedade rural foi controlado por 12 agentes.
O Corpo de Bombeiros Militar informou que a ocorrência se deu em área com bastante animais silvestres, incluindo jacarés. Uma frente foi controlada e a outra se direcionou para região alagada, o que provocou novos trabalhos, por parte das equipes.
Incêndios em 2022 - Segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisa Espacial), neste ano, os municípios do Pantanal que mais tiveram focos de incêndio foram Corumbá (445), Aquidauana (88) e Porto Murtinho (79).
Neste ano, os bombeiros têm feito triagem dos focos de incêndio, monitorados via satélite, para apurar se o fogo é autorizado. Conforme o órgão, caso seja ação ilegal, equipes são mobilizadas e enviados relatórios às autoridades competentes.
Em 2021, os Ministérios Públicos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul apontaram que a maior parte (60%) das queimadas no bioma, que resultaram em "impactos incalculáveis à biodiversidade, à saúde humana e à economia", têm como principal hipótese uma ligação com atividades agropastoris.