ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SÁBADO  06    CAMPO GRANDE 19º

Meio Ambiente

Brigadistas combatem focos na Serra do Amolar após 11 horas de incêndio

Chamas são oriundas do Parque Nacional do Pantanal mato-grossense, explica o IHP

Por Gustavo Bonotto | 08/11/2023 22:51
Equipe de brigadistas realiza controle de focos de incêndio na Serra do Amolar. (Foto: Reprodução/IHP)
Equipe de brigadistas realiza controle de focos de incêndio na Serra do Amolar. (Foto: Reprodução/IHP)

Depois de identificar focos, a equipe de brigadistas do IHP (Instituto Homem Pantaneiro) conseguiu controlar o início de incêndio situado no Pantanal da Serra do Amolar, durante a tarde desta quarta-feira (8). O trabalho foi iniciado às 05h e concluído às 18h.

Conforme o IHP, a detecção do indício de fogo foi feita por meio do sistema Pantera, que conta com uma central de monitoramento. Os seis brigadistas da Brigada Alto Pantanal foram acionados e ainda houve o apoio de quatro brigadistas do Prevfogo/Ibama para seguir para a região onde o sistema com tecnologia artificial apontou que havia fumaça.

O acesso à região exigiu o uso de embarcação, mas também caminhadas em áreas alagadas e secas. "O combate foi intenso, várias áreas, várias partes estavam alagadas, porque a gente tinha que atravessar corixos e encontramos um local onde o fogo estava mais alto", disse Manoel Garcia, chefe da brigada em comunicado à imprensa.

Em Mato Grosso - No Parque Nacional do Pantanal, as chamas já duram 15 dias e brigadistas do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e do Prevfogo combatem o incêndio por terra e pelo ar. Mesmo com os esforços no combate, o fogo se espalhou por uma área de mais de 25 mil hectares do parque.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Clique aqui para entrar no canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias