ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Pantanal e Cerrado registram primeiros incêndios após começo da onda de calor

Corpo de Bombeiros de Bonito estão combatendo fogo e na Serra do Amolar já há revezamento de brigadas

Por Gabriela Couto | 19/09/2023 17:09

Dois biomas de Mato Grosso do Sul já estão sendo impactados com as altas temperaturas provocadas pela onda de calor que atinge o país. Em Bonito, a 257 km de Campo Grande, um incêndio florestal já chama atenção da população.

Desde o final da tarde desta segunda-feira (18), duas guarnições da própria cidade foram até o local iniciar o combate ao fogo. Já na manhã desta terça-feira (19), uma equipe especialista de Aquidauana chegou para reforçar o trabalho na região de banhando, próximo à Estância NB.

Já no Pantanal, brigadas estão se unindo para combater incêndios florestais já registrados em algumas áreas. De acordo com o coordenador estadual do PrevFogo, Márcio Yule, as brigadas estão combatendo os incêndios 24h.

Imagens do satélite da Nasa mostram pontos vermelhos onde são registrados incêndios nas últimas 24h (Foto: Reprodução)
Imagens do satélite da Nasa mostram pontos vermelhos onde são registrados incêndios nas últimas 24h (Foto: Reprodução)

“Devido a essa previsibilidade de aumentar as ocorrências, por conta dessa massa de ar seco e quente que atinge o país, vamos revezar os esquadrões até domingo pelo menos. Com um esquadrão trabalhando de dia e outro no período noturno”, explicou.

Vale reforçar que a partir de amanhã (20) um esquadrão da brigada pronto emprego de Corumbá sobe para a Serra do Amolar, onde irá se unir a Brigada do Alto Pantanal, administrada pelo IHP (Instituto do Homem Pantaneiro).

“Faremos ações preventivas neste momento, como reconhecimento de áreas, melhoria de acessos e sendo necessário, vamos para o combate, já estando próximos dos possíveis focos. Vamos subir nossa UTV, veículo fora de estrada, para facilitar deslocamentos na área”, acrescentou.

Preocupados para evitar uma tragédia como a de 2020, equipes estão em alerta neste mês de setembro, ainda mais com os efeitos do El Niño de superaquecimento dos oceanos refletindo no continente.

Guardiões da Brigada Alto Pantanal fazem ação de prevenção e limpam aceiros para facilitar fuga da fauna (Foto: IHP)
Guardiões da Brigada Alto Pantanal fazem ação de prevenção e limpam aceiros para facilitar fuga da fauna (Foto: IHP)

Conforme o estudo sobre o fogo registrado na Rede de Proteção e Conservação da Serra do Amolar (Rede Amolar), feito pela Lasa (Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais) da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), este é o mês com período mais crítico para começo de incêndios.

A Brigada Alto Pantanal está revisando os aceiros, que são os caminhos abertos e limpos no meio da mata que servem de trilha e rotas de fuga dos animais silvestres.

Nas últimas semanas, foram realizadas limpezas nestes locais. A medida serve como prevenção de futuros desastres. E para surpresa dos guardiões do Pantanal, foi confirmado que onças-pintadas continuam utilizando o caminho, por meio de pegadas na trilha.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias