Com mais de 20 netos, onça-pintada recebe homenagem no Dia dos Avós
Projeto Onçafari monitora a onça desde 2011 em Miranda; ela é uma das primeiras a ser acompanhada

No Dia dos Avós, celebrado neste sábado (26), a onça-pintada “Esperança” recebeu uma homenagem especial do Projeto Onçafari, que desde 2011 a monitora no Pantanal sul-mato-grossense. Intitulada como “avó simbólica”, ela é a matriarca de uma árvore genealógica que já soma mais de 20 netos. A publicação foi compartilhada neste sábado (26).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Esperança, onça-pintada monitorada pelo Projeto Onçafari no Pantanal sul-mato-grossense desde 2011, foi homenageada no Dia dos Avós. Considerada a "avó simbólica" do projeto, ela é matriarca de uma linhagem com mais de 20 netos. Esperança, além de ser uma das primeiras onças monitoradas pela equipe em Miranda (MS), representa a força e sabedoria da espécie para as futuras gerações. Mãe de sete filhotes, incluindo Machinho, Natureza e Savana, ela teve uma perda em 2024, quando Gaia morreu nos incêndios florestais. A tranquilidade de Esperança com a equipe facilitou a habituação de seus filhotes. A onça, que nasceu por volta de 2005 e pesa 81,8 kg, caça com maestria, mesmo sem um canino superior.
O Projeto Onçafari destacou a importância de Esperança não apenas como uma das primeiras onças-pintadas monitoradas e habituadas com a presença da equipe em Miranda, a 208 km da Capital. “Esperança carrega também um nome representativo para a conservação e sua força e sabedoria continuam atravessando gerações”, diz o trecho da publicação.
Ela é mãe de sete onças-pintadas, entre elas Machinho (filho), Natureza (filha), Savana (filha), Ypy (filho), Pandhora (filha), Suricata (filha), Gaia (filha). Nascida em 2013, Gaia morreu em decorrência dos incêndios que atingiram o bioma em 2024.
Particularidades - Já que sua mãe sempre se mostrou tranquila em frente aos veículos da equipe, todos os seus filhotes foram facilmente habituados. Ela também é considerada mãe do Onçafari e, segundo o projeto, não tem um canino superior.
Apesar de ser um dente extremamente importante no momento da caça, a onça-pintada mostra muita habilidade no abate das presas. O período de nascimento estimado dela é do ano de 2005. Ela é uma fêmea que 81,8 kg.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.