ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, SÁBADO  26    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Sem previsão de chuva, sábado será de tempo seco e calor de até 35°C

Inmet emitiu alerta de perigo potencial para baixa umidade entre 20% e 30% em 55 municípios do Estado

Por Clara Farias | 26/07/2025 07:07
Sem previsão de chuva, sábado será de tempo seco e calor de até 35°C
Sol entre prédios e vegetação na região da Avenida João Arinos, em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)

Os moradores de Mato Grosso do Sul devem se preparar para mais um dia de tempo firme e seco neste sábado (26). Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica mantém o predomínio de sol e céu limpo em todas as regiões do estado, sem previsão de chuva.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Neste sábado, 26 de agosto, Mato Grosso do Sul enfrenta um dia de sol predominante e tempo seco, com mínimas entre 15°C e 24°C e máximas que podem ultrapassar os 35°C. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de baixa umidade, que afeta 55 municípios, com índices entre 20% e 30%, exigindo cuidados com a saúde. O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima destaca que a baixa umidade e as altas temperaturas podem aumentar o risco de incêndios florestais. Recomendações incluem a ingestão de líquidos, evitar atividades físicas em horários quentes e umidificar ambientes. A previsão é de que o tempo firme persista até domingo, quando há possibilidade de chuvas com a chegada de uma frente fria.

A presença do ar seco contribui para grandes variações de temperatura entre o amanhecer e a tarde. De acordo com a previsão, as mínimas variam entre 15°C e 24°C e as máximas podem ultrapassar os 35°C, especialmente nas regiões sudoeste e pantaneira. Campo Grande deve registrar mínima de 19°C e máxima de 32°C.

Além do calor, a umidade relativa do ar atinge níveis críticos. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de perigo potencial para baixa umidade, válido até as 22h deste sábado com índices variando entre 30% e 20%. A baixa umidade exige atenção redobrada com a saúde, principalmente no período da tarde.

Para enfrentar o tempo seco, o Inmet orienta a população a beber bastante líquido, evitar atividades físicas nas horas mais quentes do dia e não se expor diretamente ao sol. Também é recomendado umidificar os ambientes e ter cuidado com qualquer atividade que possa provocar faíscas, devido ao risco de incêndios florestais.

Ao todo, 55 municípios do estado estão sob alerta de baixa umidade: Água Clara, Alcinópolis, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Figueirão.

Outros municípios como Guia Lopes da Laguna, Inocência, Itaporã, Jaraguari, Jardim, Ladário, Maracaju, Miranda, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sidrolândia, Sonora, Terenos e Três Lagoas também fazem parte do alerta.

Raios solares intensos, ventos que podem ultrapassar os 60 km/h e umidade baixa compõem o cenário típico de inverno seco no estado. O Cemtec reforça que o tempo firme persiste até domingo (27), quando a nebulosidade deve aumentar e há possibilidade de chuvas localizadas com a aproximação de uma frente fria.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.