ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  19    CAMPO GRANDE 18º

Meio Ambiente

Expedição no Pantanal encontra indícios de fertilizante e agrotóxicos em rios

Equipe percorreu comunidades rurais na região Pantanal Sul para testar qualidade de recursos hídricos

Idaicy Solano | 28/03/2023 09:57
Expedição percorreu o Pantanal Sul para testar a qualidade da água. (Foto: Gustavo Figueirôa - SOS Pantanal)
Expedição percorreu o Pantanal Sul para testar a qualidade da água. (Foto: Gustavo Figueirôa - SOS Pantanal)

Levantamento do programa de monitoramento da qualidade dos recursos hídricos, do Instituto SOS Pantanal, por meio da expedição 'Águas Que Falam', constatou presença de agrotóxicos e fertilizantes nas águas dos rios Aquidauana, Miranda e Paraguai, além de algumas comunidades rurais nos municípios de Miranda e Ladário.

Gustavo Figueirôa, biólogo e diretor de Comunicação e Engajamento do Instituto, explica que, durante a expedição, foi constatado que todos os locais avaliados apresentam baixa concentração de oxigênio e alta concentração de matéria orgânica, o que indica má qualidade de vida para os peixes. “Em todos os lugares já estava no limite do suporte a vida para os peixes”.

A primeira fase do projeto percorreu os municípios do chamado Pantanal Sul, como Campo Grande, Aquidauana, Miranda e Corumbá, para entender o cenário, montar estratégias, agir e reverter os quadros atuais sobre o futuro do bioma.

Na segunda fase, serão entregues kits de medição aos moradores da comunidade, para que eles atuem em conjunto com o Instituto na preservação da água. De acordo com Gustavo, a ideia é promover uma consciência cidadã e atuar em conjunto com a comunidade.

“A gente finalizou a primeira expedição e agora a gente está bolando uma próxima [fase] para entregar os kits. A gente vai começar a envolver a comunidade, para eles mesmos fazerem a medição e fornecerem os dados para nós, para a gente compilar isso e lutar junto com eles por alterações em políticas públicas para melhorar a qualidade da água”, explica o biólogo Gustavo Figueiró.

A expedição ‘Águas Que Falam’ percorreu um sítio na Apa Piraputanga, na região de Camisão, visitou o povoado do Salobra, em Miranda, e comunidades no Passo do Lontra, no Porto da Manga e na Apa Baía Negra, em Ladário.

Durante teste, foi constatado presença de fertilizantes e agrotóxicos na água. (Foto: Gustavo Figueirôa - SOS Pantanal)
Durante teste, foi constatado presença de fertilizantes e agrotóxicos na água. (Foto: Gustavo Figueirôa - SOS Pantanal)


Nos siga no Google Notícias