ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  20    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Mais chuvas e calor estão previstos para esta semana em MS

Marcadores podem atingir 40º nos termômetros, novamente, em Porto Murtinho

Por Cassia Modena | 19/01/2025 18:32
Mais chuvas e calor estão previstos para esta semana em MS
Sol que fez Porto Murtinho ser a cidade mais quente do Brasil em diferentes dias de janeiro (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Mais chuva e o retorno do calor intenso estão previstos para esta semana do verão em Mato Grosso do Sul.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Mato Grosso do Sul deve experimentar uma semana de transição entre chuvas e calor intenso, com previsão de precipitação em todas as regiões de segunda a quarta-feira e temperaturas elevadas, podendo atingir 40°C no fim de semana em cidades como Porto Murtinho, que recentemente registrou a temperatura mais alta do Brasil (40,6°C). O Cemtec atribui as instabilidades à combinação de calor, umidade e sistemas atmosféricos de baixa pressão, alertando para a possibilidade de temporais com rajadas de vento e riscos de alagamentos e cortes de energia.

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima no Estado), de segunda-feira (20) até quarta-feira (23), pode haver precipitação em todas as regiões do mapa.

"A combinação de calor e umidade, deslocamento de cavados e a atuação de áreas de baixa pressão atmosférica favorecem a formação de instabilidades no estado de Mato Grosso do Sul", destaca o centro.

A temperatura deve se elevar ao longo dos dias, podendo chegar aos 40ºC no fim de semana em municípios como Porto Murtinho, que já têm sofrido com a quentura nos últimos dias e registrou maior temperatura do País na terça-feira (14) passada: 40,6ºC. A cidade apareceu no ranking do calor mais de uma vez em janeiro.

Chuva forte e vento - Embora a previsão seja de chuvas fracas ou moderadas, não estão descartados temporais com rajadas de vento no Estado no início desta semana.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mantém, até as 9h de segunda, alertas laranja e amarelo de perigo para todos os municípios de Mato Grosso do Sul. Eles alertam para riscos como o de alagamentos, cortes de energia e descargas elétricas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.



Nos siga no Google Notícias