Na primeira quinzena, só 1 município atingiu 50% da chuva esperada em setembro
Aral Moreira foi a cidade que chegou à metade do previsto e também onde mais choveu em MS

Aral Moreira foi o município onde mais choveu em Mato Grosso do Sul nos primeiros 15 dias de setembro. Segundo balanço do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), ele também foi o único que atingiu, ao menos, a metade da chuva esperada para todo o mês em relação à própria média histórica.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Em Mato Grosso do Sul, apenas Aral Moreira registrou volume de chuva acima de 50% da média histórica para setembro, com 58,2 milímetros nos primeiros quinze dias do mês. O índice representa 54% dos 107 milímetros esperados. Diversos municípios, incluindo Campo Grande, registraram volumes significativamente inferiores, alguns sem nenhuma precipitação. A previsão do Inmet indica chuvas mais intensas no sudeste do estado, com volumes até 50 milímetros acima da média. Já a região oeste, incluindo o Pantanal, deve ter chuvas abaixo do esperado. As temperaturas devem ser mais altas no norte e mais amenas no sul do estado.
Choveu 58,2 mm no município, 54% em relação aos 107 mm de média histórica para setembro. Faltam 48,8 mm para a marca ser igualada.
- Leia Também
- Dia será de calor intenso e com chance de pancadas isoladas de chuva
- "Não é chuva que mata", alerta climatólogo sobre quantidade de lixo na periferia
Na análise de 59 estações meteorológicas instaladas em 51 municípios de Mato Grosso do Sul, o Cemtec concluiu que a maioria passou bem longe do mínimo de 50% da chuva esperada. Os índices mais críticos foram registrados no Pantanal corumbaense, em Porto Murtinho, Corguinho, Camapuã, Sonora, Paraíso das Águas, Cassilândia, Paranaíba, Três Lagoas, Inocência, Pedro Gomes, Rochedo e Coxim: não choveu nem um milímetro.
Em Campo Grande, o maior volume de chuva registrado em cinco estações diferentes foi de 3,6 mm (na estação localizada próxima ao aeroporto internacional). O valor representa apenas 5% do total esperado para todo o mês de setembro na Capital.
O resultado da primeira quinzena de setembro de 2024 não havia sido muito diferente. Apenas dois municípios, Bonito e Dourados, chegaram à marca de 50% da chuva esperada. Naquele período, no entanto, o acumulado de chuva na maioria das cidades foi maior em comparação com os dados analisados mais recentemente.
Clima em setembro - Previsão climática do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para setembro indica que Mato Grosso do Sul poderá ter chuvas mais concentradas no sudeste do Estado, na faixa que abrange os municípios de Naviraí, Bataguassu e Três Lagoas. É possível que chova 50 mm acima do normal nessas áreas até o fim do mês.
Por outro lado, a região oeste deverá encerrar setembro com chuva abaixo da média histórica. A parte mais afetada contorna os municípios Corumbá, Porto Murtinho e Aquidauana, no Pantanal, e chega até Coxim.
Já as temperaturas poderão ficar mais altas em relação às medições históricas na parte norte do Estado, com médias superando os 22,5°C. Serão um pouco mais amenas no sul, onde as médias devem ficar acima de 20°C, também de acordo com o Inmet.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.