ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, QUARTA  13    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Sonora registra 10% de umidade e está entre as cidades mais secas do País

69 municípios estão sob alerta laranja e outros 10 sob aviso amarelo, segundo o Inmet

Por Geniffer Valeriano | 13/08/2025 15:26
Sonora registra 10% de umidade e está entre as cidades mais secas do País
Campo Grande está entre as cidades sob alerta laranja de baixa umidade do ar (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Com apenas 10% de umidade relativa do ar, Sonora colocou Mato Grosso do Sul no ranking das cidades mais secas do Brasil nesta quarta-feira (13). O índice é o mesmo registrado em Campina Verde (MG) e Guiratinga (MT). Já Goiás teve mínima de 11% e liderou as maiores temperaturas com São Miguel do Araguaia, que marcou 38,1°C.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A cidade de Sonora, em Mato Grosso do Sul, registrou índice de 10% de umidade relativa do ar nesta quarta-feira, igualando-se a Campina Verde (MG) e Guiratinga (MT) entre as localidades mais secas do Brasil. O estado tem 69 municípios sob alerta laranja de perigo, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia. A previsão indica que todas as cidades sul-mato-grossenses podem registrar umidade entre 20% e 30% até quinta-feira. As condições elevam riscos de incêndios florestais e problemas de saúde, como ressecamento da pele e desconforto respiratório. Recomenda-se ingestão de líquidos e evitar exposição ao sol.

No Estado, 69 municípios estão sob alerta laranja de perigo, emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), válido até as 18h de hoje. Entre eles, Amambai, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Sete Quedas e Tacuru permanecem sob aviso amarelo.

Até às 20h desta quinta-feira (14), todas as cidades de Mato Grosso do Sul poderão registrar umidade entre 20% e 30%. Essas condições aumentam as chances de incêndios florestais e problemas de saúde, como ressecamento da pele, irritação nos olhos e desconforto nas vias respiratórias.

Conforme o Inmet, durante o alerta é recomendado ingerir bastante líquido, evitar atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes, além de hidratar a pele e umidificar o ambiente.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.